O São Paulo tem como grandes prioridades as copas. Tanto pela meta orçamentária quanto pela possibilidade de título, tendo em vista que desde 2012, só conquistou um Campeonato Paulista, em 2021.
Além da importância que seria um título com peso de copa para a temporada do São Paulo e para o elenco, as metas orçamentárias também entram muito em questão. De acordo com o que foi divulgado nas metas orçamentárias previstas no começo do ano, a principal intenção é que o Tricolor tivesse um ano 'equilibrado financeiramente e uma equipe competitiva'. Era previsto que o clube do Morumbi chegasse até as finais do Campeonato Paulista e da Copa Sul-Americana, além de chegar até as quartas de final da Copa do Brasil.
Mas logo no começo do ano, a situação complicou com a eliminação precoce no Paulista, quando o São Paulo foi eliminado pelo Água Santa nas quartas de final. Assim, manter as outras duas metas se tornou praticamente uma 'obrigação' para o balanço do clube.
+ Renove o seu estoque de camisas do Tricolor com o cupom LANCEFUT 10% OFF
A intenção é fechar um balanço parecido com o último ano, onde após três anos, conseguiu fechar no azul. Vale relembrar que a dívida que o São Paulo enfrenta caiu de R$ 642,4 milhões para R$ 586,5 milhões.
Mas e se não classificar? Aí falando em balanço financeiro, a situação do Tricolor se complica. O São Paulo só teria uma competição pela frente: o Campeonato Brasileiro. Porém, o título no Brasileiro não é algo aplicado. Basta analisar as pontuações. Enquanto o líder e grande favorito, no caso o Botafogo, soma 47 pontos, o São Paulo segue na nona colocação e com 27 pontos.
Então, para não se considerar uma 'temporada perdida' diante a este cenário apresentado, o que pesa é garantir a classificação para Copa Libertadores - o que é algo previsto também como meta, independente dos outros campeonatos. No último ano, o Tricolor ficou por pouco de conseguir a vaga.
No final de 2022, terminou o Campeonato Brasileiro na nona colocação, com 54 pontos. Por apenas um ponto, não conseguiu a vaga no continental. Em 2023, se não tiver nenhuma copa, esta classificação se torna praticamente uma 'obrigação'.
Classificado para as quartas de final da Copa Sul-Americana, decide seu futuro na semifinal da Copa do Brasil nesta quarta-feira (16), contra o Corinthians, no Morumbi.