menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!
logo lance!

Acesse sua conta para ter acesso a conteúdos exclusivos e personalizados!

Entenda o que levou a CBF a tentar tirar Dorival Júnior do São Paulo para treinar a Seleção Brasileira

Nome do técnico ganhou força na Seleção após o retorno de Ednaldo Rodrigues à presidência da CBF

gazeta-press-foto-1922332-aspect-ratio-512-320
imagem cameraDorival Júnior é o nome preferido de Ednaldo Rodrigues para assumir o comando da Seleção Brasileira (Foto: Thiago Ribeiro/AGIF)
Avatar
Vitor Coelho Palhares
São Paulo (SP)
Captura-de-Tela-2023-11-29-as-1-7-aspect-ratio-1024-1024
João Marcos
São Paulo (SP)
Dia 06/01/2024
06:00
Atualizado em 06/01/2024
01:43

  • Matéria
  • Mais Notícias

O desejo de Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), em contar com Dorival Júnior no comando da Seleção Brasileira trouxe preocupação ao São Paulo, mas não pode ser considerado exatamente uma surpresa.

continua após a publicidade

➡️ Tudo sobre o Tricolor agora no WhatsApp. Siga o nosso novo canal Lance! São Paulo

Atual bicampeão da Copa do Brasil, o técnico vem de dois trabalhos vitoriosos: pelo Flamengo, em 2022, no qual conquistou a Libertadores e a Copa do Brasil; e no próprio Tricolor, em que também conquistou a Copa do Brasil, até então um título inédito para o clube.

Além disso, o histórico vencedor em competições de mata-mata, formato no qual a Copa do Mundo é disputada, não é recente: Dorival ostenta em seu currículo uma terceira Copa do Brasil, conquistada em 2010 pelo Santos; e sete estaduais, entre eles dois Paulistas (2010 e 2016), um Gaúcho (2012) e um Paranaense (2020), estes todos disputados em jogos eliminatórios.

continua após a publicidade

Embora seja um técnico de estilo adaptável, Dorival sempre teve como marca de suas equipes a ofensividade e o gosto pelo controle do jogo através da posse de bola, características consideradas marcantes do futebol brasileiro. Em seus últimos trabalhos - inclusive no São Paulo - o treinador também mostrou preferência por organizar ataques de maior mobilidade, sem posições pré-determinadas, assim como Fernando Diniz (guardadas as devidas proporções), que comandou a Seleção nos últimos meses.

Dorival Júnior - Sorteio Copa do Brasil
Dorival Júnior é tricampeão da Copa do Brasil, torneio disputado em formato eliminatório, assim como a Copa do Mundo (Foto: Thais Magalhães/CBF)

No vestiário, Dorival Júnior é visto como um "paizão" pela forma como lida cm os jogadores no dia a dia. O técnico rechaça o rótulo sempre que possível, como em entrevista recente concedida ao site "Globo Esporte", na qual afirma que técnicos rotulados dessa forma não sobrevivem em uma equipe se não demonstrarem conhecimento nos treinamentos e jogos.

continua após a publicidade

Entretanto, é inegável que o discurso de Dorival para o elenco do São Paulo foi um dos principais fatores de sucesso do clube no ano. Na chegada, por exemplo, o técnico fez questão de apaziguar os ânimos após a rixa entre Rogério Ceni e Marcos Paulo, que levou à demissão do ídolo tricolor. Internamente, ainda conseguiu "plantar" a ideia de que o grupo de jogadores poderia disputar alguma final em 2023. Dito e feito.

Dorival Júnior - São Paulo
Promessa é dívida: em sua chegada, Dorival garantiu aos jogadores do São Paulo que disputariam uma final em 2023 (Foto: Rubens Chiri/São Paulo FC)

Desde que o São Paulo conquistou a Copa do Brasil, em setembro de 2023, o técnico tem participado do planejamento da equipe para a atual temporada. Pediu a redução do elenco - Luan é um exemplo de jogador que deve deixar o clube por indicação de Dorival - e teve algumas sugestões de reforços atendidas, como a contratação de um atacante de velocidade (Erick, vindo do Ceará), além da permanência de jogadores-chave do time, como Rafinha e Lucas, lideranças do vestiário.

Para o São Paulo, perder um técnico experiente, vitorioso, querido pelo grupo, adaptado do dia a dia da equipe e às vésperas do pontapé inicial de uma temporada com cinco competições, entre elas a Libertadores, seria um duro golpe. Os motivos que tornam Dorival o nome ideal para a Seleção, na visão de Ednaldo, são os mesmos motivos que fazem o profissional ser tão importante no dia a dia do Tricolor. Neste caso, o desejo do treinador deve pesar no desfecho da "novela".

Mais lidas

Newsletter do Lance!

Fique por dentro dos esportes e do seu time do coração com apenas 1 minuto de leitura!

O melhor do esporte na sua manhã!
  • Matéria
  • Mais Notícias