Muito além das contas e negociações com empresários, o São Paulo contou com uma ajuda interna fundamental para convencer James Rodríguez a virar jogador do Tricolor: o lateral-direito Rafinha.
+ Renove o seu estoque de camisas do Tricolor com o cupom LANCEFUT 10% OFF
O atual capitão são-paulino jogou junto com o craque colombiano de 32 anos entre 2017 e 2019 no Bayern de Munique, da Alemanha. Juntos , conquistaram duas Bundesliga e uma Copa da Alemanha.
De acordo com fontes do Tricolor, Rafinha conversa com o colega desde o início das negociações para falar sobre como é o futebol brasileiro e a estrutura que encontrará no clube do Morumbi.
+ Confira os jogos e classificação resultados da Copa do Brasil-23 na tabela do LANCE!
Rafinha chegou a revelar, no início de maio, que falou com James antes da partida do Tricolor com o Tolima, fora de casa, pela Copa Sul-Americana. Na ocasião, o provável novo reforço são-paulino disse ao lateral que seus parentes são de Ibagué, cidade onde fica a sede do Tolima. E pediu, segundo o veterano, para que ele 'aliviasse' no jogo.
- Falei com o James Rodríguez hoje, ele disse para eu ir devagar aqui, porque a família dele é daqui, torce para o Tolima - disse o jogador na ocasião.
Os dois teriam se encontrado pessoalmente no último final de semana, quando Rafinha foi liberado pelo São Paulo para participar de um evento do Bayern na Alemanha onde ele e James foram homenageados. E novamente o Tricolor e o futebol brasileiro foram assunto.
O meia colombiano é dono de um currículo respeitável no futebol mundial, com passagens de destaque por Porto e Monaco que o fizeram ser negociado por um valor astronômico ao Real Madrid. Desde o clube espanhol, contudo, sua carreira estagnou.
No Olympiacos, seu último clube, James anotou cinco gols e seis assistências em 25 partidas realizadas.