Antes de metade do ano, São Paulo já mudou quase um terço de seu elenco
Dos jogadores que se apresentaram no CT da Barra Funda no primeiro dia da temporada, parte significativa não defende mais as cores do Tricolor
- Matéria
- Mais Notícias
Com pouco mais de quatro meses de temporada no futebol brasileiro, o São Paulo já teve mudança significativa em seu elenco. Dos 34 jogadores que se apresentaram ao CT da Barra Funda no dia 3 de janeiro, primeiro dia de atividades, quase um terço (29,4%) deles não joga mais no clube.
No fim da tarde da última terça (24), o Tricolor liberou Júnior Tavares para um período de adaptação no Rennes, da França. O lateral se junta ao grupo formado por Marquinhos Cipriano (base), Gabriel Sara (base), Lucas Pratto (River Plate-ARG), Rony (CSA-AL), Pedro Augusto (São Bento), Maicosuel (Grêmio), Hernanes (Hebei Fortune-CHN), Thomaz Santos (treina em horários separados no São Paulo até arrumar outro clube) e Aderllan (Vitória).
Por problemas pessoais na Argentina, o meio-campista Jonatan Gómez não se reapresentou com o restante do elenco na data estipulada pela diretoria. Embora nem sequer tenha aparecido no CT da Barra Funda neste ano, o hermano estava nos planos do técnico Dorival Júnior e é mais um nome que deixou o Tricolor ao longo da temporada.
Embora seja normal que ocorram idas e vindas de jogadores durante uma temporada, as constantes e elevadas trocas evidenciam uma falha no planejamento do Tricolor e podem afetar o desempenho da equipe dentro de campo, já que o entrosamento entre os atletas fica comprometido.
Relacionadas
Se o São Paulo já perdeu quase um time inteiro em relação aos jogadores que iniciaram o trabalho em janeiro, a diretoria contratou peças de reposição e fez um investimento de quase R$ 50 milhões em contratações. Nomes como Diego Souza, Tréllez, Régis, Gonzalo Carneiro, Valdívia, Anderson Martins e Everton foram contratados após o início da temporada. Os garotos Liziero e Helinho também integram o grupo, tendo sido promovidos da base.
No ano passado, algo similar ocorreu com o São Paulo. No primeiro semestre, sob o comando de Rogério Ceni, o elenco perdeu vários jogadores para mercados estrangeiros. No segundo semestre, quando os problemas começaram a aparecer, a diretoria reforçou o grupo e evitou o inédito rebaixamento para a Série B do Brasileirão.
O elenco que se apresentou no CT da Barra Funda no dia 3 de janeiro:
Goleiros: Jean, Sidão, Lucas Perri e Lucas Paes
Laterais: Reinaldo, Edimar, Bruno, Júnior Tavares e Éder Militão
Zagueiros: Rony, Bruno Alves, Arboleda, Rodrigo Caio e Aderllan
Volantes: Gabriel Sara, Hudson, Pedro Augusto, Paulo Henrique, Petros, Araruna e Jucilei
*Meias: Marquinhos Cipriano, Hernanes, Lucas Fernandes, Shaylon, Maicosuel, Thomaz Santos
Atacantes: Caíque, Lucas Pratto, Bissoli, Paulo Boia, Brenner, Morato e Marcos Guilherme
* O peruano Cueva e o argentino Jonatan Gómez não se reapresentaram com os demais jogadores no dia 3 de janeiro.
O atual elenco do São Paulo:
Goleiros: Jean, Sidão, Lucas Perri e Lucas Paes
Laterais: Reinaldo, Edimar, Bruno, Régis e Éder Militão
Zagueiros: Bruno Alves, Arboleda, Rodrigo Caio e Anderson Martins
Volantes: Hudson, Paulo Henrique, Petros, Araruna, Jucilei e Liziero
Meias: Lucas Fernandes, Shaylon, Cueva, Nenê, Diego Souza e Valdívia
Atacantes: Caíque, Bissoli, Paulo Boia, Brenner, Morato, Marcos Guilherme, Tréllez, Everton, Gonzalo Carneiro e Helinho
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias