Mesmo na fila internacional por dez anos, São Paulo garante top-10 de ranking e vantagem na Sul-Americana
Tricolor é o mais bem colocado na competição secundária do continente, em lista da Conmebol
O São Paulo alcançou este ano a incômoda marca de completar dez anos sem conquistas internacionais significativas. Mesmo assim, contudo, o Tricolor ganhará a vantagem de ser cabeça de chave na próxima edição da Copa Sul-Americana graças à nona colocação do ranking da Conmebol, divulgado na sexta-feira (16).
De acordo com os números, o Tricolor acumula 1,632.8 pontos por seu histórico, somando a Sul-Americana com a Copa Libertadores. Em performance, o Tricolor soma 3,108.7 pontos, acumulando 4,741.5 no total.
+ Gerson sonha com o Flamengo, Cristiano Ronaldo na mira de gigante da Premier League… o Dia do Mercado!
O São Paulo possui três títulos da Libertadores (1992, 1993 e 2005). Ainda é um dos brasileiros com mais títulos da competição, mas viu Santos, Grêmio, Palmeiras e Flamengo lhe igualarem nestes 18 anos sem conquistas da principal competição do continente (em 2022, o clube do Morumbi falhou em todas as tentativas de conquistar uma vaga na próxima edição do torneio).
O último título internacional do Tricolor foi justamente a Sul-Americana de 2012, ganha sobre o Tigre, da Argentina, em uma final que não teve segundo tempo após os jogadores rivais se recusarem a voltar a campo, por causa de uma briga no intervalo, com seguranças no Morumbi.
Neste ano, a equipe teve a chance de conquistar o bi, mas acabou derrotada na final por 2 a 0 para o Independiente del Valle, do Equador, em final de jogo único disputada em Córdoba, na Argentina.
Mais bem colocado do ranking da Conmebol e garantido na Sul-Americana de 2023, o São Paulo deverá ter novamente em seu grupo, como neste ano, equipes de menor expressão.
O regulamento da Sul-Americana do ano que vem seguirá o de 2022, com equipes eliminadas da Libertadores entrando na fase de mata-mata da competição.
> Confira tabela, classificação e simule resultados do Paulistão-23