Em seu início de trajetória como treinador, Rogério Ceni ainda faz muitas experiências, tem testado opções para encontrar o melhor São Paulo, mas os primeiros jogos da temporada consolidaram dois jogadores como peças importantes na equipe do comandante: após nove partidas, João Scnmidt e Thiago Mendes são os únicos jogadores do elenco a estarem em todas.
Thiago Mendes foi titular em todos os confrontos, enquanto Schmidt saiu do banco em três oportunidades (River Plate, Corinthians e Audax). Nas demais, atuou durante os 90 minutos. Isso faz dele o atleta que mais esteve em campo no ano, com 676 minutos, ligeira vantagem para Thiago, que ficou 674 minutos em campo.
Com proposta de futebol ofensivo, e muita intensidade, Ceni tem em Thiago Mendes uma de suas principais peças. O assistente inglês Michael Beale está impressionado com a capacidade do volante em defender e atacar. Já Schmidt também exerce um papel importante no time.
No esquema 4-3-3 com variável para 4-1-4-1, ele atua como o número 1 à frente da zaga. Por vezes, quando Ceni quer mudar a estrutura tática, ele recua e faz com que a defesa jogue numa linha de três. Isso aconteceu, por exemplo, no segundo tempo do clássico contra o Santos na Vila Belmiro. E a mudança foi na mosca: o Tricolor virou o jogo e fez 3 a 1 no rival com muita superioridade.
Curiosamente, João tem sido muito utilizado mesmo sabendo que não ficará no clube por muito tempo. O contrato do volante acaba em junho e ele já assinou um pré-contrato com a Atalanta (ITA). Mas Ceni quer utilizá-lo o máximo possível e o jogador tem correspondido, na avaliação da comissão técnica.
Na próxima quarta-feira, contra o PSTC-PR, pela Copa do Brasil, a dupla deve ser novamente titular. Passa por eles partes das ideias de jogo de Rogério Ceni
A confiança do treinador animou Thiago Mendes, que até falou em Seleção. Ele destacou o papel do treinador em sua melhora.
- Ele me deu mais liberdade para chegar ao ataque. Eu não tava tendo, ele me deu mais liberdade. Está saindo alguns gols, pretendo fazer mais - afirmou.
VOLANTES NA TEMPORADA: JOGOS E MINUTOS EM CAMPO
THIAGO MENDES
River Plate - 45
Corinthians - 67
Osasco Audax - 90
Moto Club - 67
Ponte Preta - 70
Santos - 63
Mirassol - 90
São Bento - 90
Novorizontino - 90
Total: 674 minutos
JOÃO SCHMIDT
River Plate - 45
Corinthians - 65
Audax - 27
Moto Club - 90
Santos - 90
Ponte Preta - 90
Mirassol - 90
São Bento - 90
Novorizontino - 90
Total: 676 minutos