‘Pedra no sapato’ de brasileiros, LDU tem histórico em desfecho raro do São Paulo na Libertadores
Equipes já se enfrentaram quatro vezes pela Libertadores, com duas vitórias para cada lado
O São Paulo abre a disputa das quartas de final da Copa Sul-Americana nesta quinta-feira (24), quando enfrenta a LDU (EQU), às 19 horas (de Brasília), no estádio Casa Blanca. O adversário, que costuma dificultar a vida dos clubes brasileiros nas competições continentais, foi fundamental para uma das raras eliminações do Tricolor na fase de grupos da Libertadores.
+ Renove o seu estoque de camisas do Tricolor com o cupom LANCEFUT 10% OFF
Tal fato aconteceu em 2020, quando ambas as equipes fizeram parte do 'grupo da morte' da competição, ao lado de River Plate (ARG) e Binacional (PER). O São Paulo terminou a fase de grupos do torneio na terceira colocação graças a uma derrota pesada por 4 a 2 para os equatorianos, que praticamente acabou com as chances de uma classificação tricolor para as oitavas da competição.
Desconcentrado e com uma defesa frágil, o clube do Morumbi sofreu três gols da LDU logo no primeiro tempo, entre os 21 e 46 minutos. Na segunda etapa, no entanto, o São Paulo diminuiu a diferença no placar com gols de Brenner e Trelléz (relembre as escalações do jogo no campinho abaixo).
Graças a essa sequência de fatos, o jogo também ficou marcado por uma declaração polêmica de Fernando Diniz, então técnico da equipe, que 'dividiu' os placares do primeiro e do segundo tempo. O treinador afirmou que viu pontos positivos na atuação do time, e que uma prova disso seria que o São Paulo venceu a segunda etapa do jogo por 2 a 1.
Vale lembrar, no entanto, que este foi apenas o último duelo entre os dois times. Na partida anterior, disputada dentro do Morumbi, o São Paulo dominou completamente o adversário e venceu o jogo por 3 a 0 (gols de Reinaldo, Daniel Alves e Igor Gomes).
SÃO PAULO TEM TRÊS 'SOBREVIVENTES' DO ÚLTIMO ENCONTRO
Apesar do 'trauma' provocado pelos equatorianos no último encontro entre as equipes, poucos jogadores daquela partida permanecem em ambos os elencos. Pelo lado da LDU, apenas o goleiro Gabbarini, o meio-campista Ezequiel Piovi e o atacante Jhojan Julio seguem defendendo a equipe.
Vale destacar, no entanto, que o atacante Jhojan Julio chegou a deixar a equipe para uma 'aventura' no Brasil, onde defendeu o Santos. Porém, o atacante não teve sucesso.
O Tricolor, por outro lado, tem mais 'sobreviventes' no elenco atual, embora nem todos sejam titulares da equipe hoje em dia. São eles: o zagueiro Diego Costa (titular em 2020, hoje na reserva), o lateral Igor Vinícius (atualmente lesionado) e Rodrigo Nestor (titular de Dorival, entrou no segundo tempo em 2020).
+ Assista aos jogos do seu clube do coração com aquela gelada! Copo Stanley a partir de R$120,00
RETROSPECTO É EQUILIBRADO, MAS DUELOS FORA PREOCUPAM
Apesar da péssima lembrança recente, São Paulo e LDU se enfrentaram apenas quatro vezes na história, com duas vitórias para cada lado. Além da Libertadores de 2020, o primeiro confronto entre os times aconteceu em 2004.
A situação, porém, não foi muito diferente do ocorrido em 2020: jogando no Equador, o São Paulo perdeu por 3 a 0, em jogo que ficou marcado pela forte pressão do adversário sobre a defesa do time comandado por Cuca. Essa derrota custou uma invencibilidade de dez jogos do time àquela altura da temporada.
No jogo de volta, entretanto, o São Paulo fez valer o fator casa mais uma vez e superou a LDU por 1 a 0, gol marcado por Luís Fabiano aos 29 minutos do segundo tempo. No final das contas, a derrota no Equador acabou sendo a única do São Paulo naquela fase de grupos, e o clube se classificou para as oitavas de final na primeira posição.