Pela quinta vez em dez anos, Goiás pode decidir rumo do São Paulo
Em 2006 e 2008, vitórias sobre o Esmeraldino foram decisivas para o Tricolor conquistar o Campeonato Brasileiro; Já em 2009, derrota no Serra Dourada frustrou sonho do hepta
O São Paulo pode até empatar neste domingo, na última rodada do Campeonato Brasileiro, que se classifica para a próxima Copa Libertadores da América. No caminho, no entanto, estará um adversário que decidiu os rumos do Tricolor na competição nacional por quatro vezes nos últimos dez anos: o Goiás. O confronto está marcado para as 17h, no Serra Dourada.
Ainda em 2004, os paulistas viviam emoção de voltar a disputar a Libertadores após uma década de ausência. Para reforçar o time, a diretoria da época contratou o técnico Cuca, o zagueiro Fabão, o meia Danilo e o atacante Grafite, que haviam feito ótima temporada pelo Esmeraldino no ano anterior. O treinador acabou caindo após a eliminação para o Once Caldas (COL), mas o trio foi reforçado pelo volante Josué no ano seguinte e conquistou o tricampeonato da própria Libertadores e do Mundial de Clubes.
Já em 2006, o Tricolor havia contratado ainda o zagueiro André Dias, acirrando a rivalidade com os goianos, que chegaram a entrar na Justiça para invalidar o negócio. Faltando três rodadas para o fim do Brasileirão, as equipes se encontraram no Serra Dourada e os gols de Fabão e Mineiro decidiram a vitória por 2 a 0, essencial para a conquista do quarto título nacional do clube.
Em 2008, a história se repetiu, mas com roteiro mais dramático e em outro palco. O Esmeraldino levou o confronto com o São Paulo para o Gama, no Distrito Federal. Debaixo de forte chuva, os paulistas sustentaram vitória magra por 1 a 0 - graças a gol irregular de Borges - e sacramentaram arrancada histórica no Brasileirão: de 11 pontos a menos do que o líder Grêmio no início do segundo turno para o tri-hexa inédito no país.
A vingança goiana não demorou a sair e, em 2009, foi a vez dos alviverdes sorrirem. Na penúltima rodada daquele ano, o Tricolor precisava vencer no Serra Dourada para levar o quarto título seguido do Brasileirão. Uma goleada histórica por 4 a 2, com show de Léo Lima e Fernandão, fez com que o time do Morumbi fosse ultrapassado pelo Flamengo e perdesse o título no fim.
Neste domingo, mais uma vez é o São Paulo quem está em melhores condições. Com 59 pontos, o time de Milton Cruz pode até empatar para ficar em quarto lugar e ir à próxima Libertadores. Para isso, o Internacional precisa vencer o Cruzeiro no Beira-Rio por menos de sete gols de diferença. Já a situação do Goiás é dramática. Para não ser rebaixado, o Esmeraldino precisa bater os tricolores e ainda torcer por derrotas de Vasco da Gama (Coritiba), Figueirense (Fluminense) e Avaí (Corinthians).