Quantas vezes o São Paulo foi campeão brasileiro? Quando foi a última vez?
Tricolor Paulista detém seis títulos Brasileiros
- Matéria
- Mais Notícias
No dia 07 de dezembro de 2008, o São Paulo conquistava o seu sexto título brasileiro, o terceiro consecutivo (tri-hexa), após vitória por 1 a 0 contra o Goiás, em partida realizada no estádio Bezerrão (DF). O tri-hexa foi conquistado em 38 rodadas do Campeonato Brasileiro, onde o São Paulo chegou a ter somente 1% de chances de conquistá-lo no início do segundo turno, já que a vantagem do Grêmio na ponta da tabela era de 11 pontos, logo após vencer o Tricolor Paulista em Porto Alegre na 20ª rodada.
+Qual o futuro de Alexandre Pato? Saiba os planos do São Paulo para o jogador
A liderança da competição chegou somente na 33ª rodada, após uma espetacular vitória contra o Internacional no Morumbi, um sonoro 3 a 0 com gols de Borges, Dagoberto e Hugo e que não tirariam mais o Tricolor da ponta da tabela. A equipe de Muricy Ramalho fez grandes jogos no torneio, goleando Atlético-MG (5 a 1); Flamengo (4 a 2) e Vasco (4 a 0), além da sensacional vitória contra a Portuguesa na 34ª rodada, que manteve o Tricolor na liderança da competição. Na “final” contra o Goiás, um jogo duro, que foi decidido em uma bola parada ainda no primeiro tempo: Rogério Ceni cobrou forte, Harlei fez uma bela defesa, Hugo pegou o rebote e finalizou na direção de Borges que desviou para o gol. O placar de 1 a 0 bastava e o Tricolor conquistou assim seu terceiro título consecutivo, após as conquistas de 2006 e 2007.
Campanha
38 jogos (21 vitórias, 12 empates e 5 derrotas)
66 gols marcados
36 gols sofridos
JOGO DECISIVO
Goiás 0 x 1 São Paulo
Campeonato Brasileiro - 2008 (38ª rodada)
Data: 07/12/2008
Local: Estádio do Bezerrão, Gama-DF
Árbitro: Jaílson Macedo Freitas (BA)
Público: 20.000 pessoas
Goiás: Harlei; Ernando, Henrique, Rafael Marques e Vitor; Fahel (Romerito), Ramalho, Fernando, Paulo Baier e Júlio César (Adriano Gabiru); Fausto (Alex Terra). Técnico: Hélio dos Anjos
São Paulo: Rogério Ceni; Rodrigo, André Dias e Miranda; Joilson (Jancarlos), Richarlyson, Hernanes, Hugo e Jorge Wagner; Dagoberto (Bruno) e Borges (André Lima). Técnico: Muricy Ramalho
O Lance! te convida a viajar pelos outros cinco Brasileiros vencidos pelo Soberano, e nele, tem cada o incrível (tri-hexa), confira:
CAMPEONATO BRASILEIRO 1977
O São Paulo ganhou seu primeiro campeonato brasileiro no Mineirão, diante do Atlético e de mais de 100 mil mineiros, que fizeram, naquele dia, o maior silêncio da história do grande estádio. Depois de um 0 a 0 nos 90 minutos e na prorrogação, o título foi disputado nos pênaltis. Faltavam três cobranças para cada time e o Atlético vencia por 2 a 0. Aí o Tricolor virou a série, acertando as três últimas cobranças enquanto o Galo errou duas. Minelli reformulou mesmo o elenco tricolor. Do time campeão paulista de 75, só participaram da final do Brasileiro de 77 o goleiro Valdir Perez, os volantes Chicão e Teodoro e o centroavante Mirandinha, que voltava a jogar depois de mais de três anos em recuperação de uma fratura na perna. O centroavante titular, Serginho, não pôde jogar a final porque estava suspenso. Antes do jogo, o presidente Henri Aidar afirmava a todas as emissoras que Serginho iria atuar porque o São Paulo havia conseguido uma liminar suspendendo a pena. Ele viajou a Belo Horizonte e até foi visto com uniforme de jogo. A guerra de nervos também funcionou.
Campanha
21 jogos (13 vitórias, 4 empates e 4 derrotas)
40 gols marcados
15 gols sofridos
JOGO DECISIVO
Atlético-MG 0 (2) x (3) 0 São Paulo
Campeonato Brasileiro 1977 - Final
Data: 05/03/1978
Local: Estádio do Mineirão, Belo Horizonte-MG
Árbitro: Arnaldo Cézar Coelho
Público: 102.074 pessoas
CAMPEONATO BRASILEIRO - 1986
A final do Campeonato Brasileiro entre São Paulo x Guarani foi uma das mais emocionantes de toda a história do futebol nacional. Comando por Careca, Pita e Cia, o Tricolor só sagrou-se campeão na penalidades, após empate por 3 a 3 no tempo normal e prorrogação.
Campanha
34 jogos (17 vitórias, 13 empates e 4 derrotas)
62 gols marcados
22 gols sofridos
JOGO DECISIVO
Guarani 3 (3) x (4) 3 São Paulo
Campeonato Brasileiro 1986 - Final
Data: 25/02/1987
Local: Estádio Brinco de Ouro da Princesa, Campinas-SP
Árbitro: José de Assis Aragão
Público: 37.370 pessoas
Guarani: Sérgio Neri; Marco Antônio, Waldir Carioca, Ricardo e Zé Mário; Tite (Vagner), Tosin e Marco Antônio Boiadeiro; Catatau (Chiquinho Carioca), Evair e João Paulo. Tecnico: Carlos Gainete.
São Paulo: Gilmar; Fonseca, Wagner Basílio, Darío Pereyra e Nelsinho; Bernardo, Silas (Manu) e Pita; Müller, Careca (capitão) e Sídnei (Rômulo). Técnico: Pepe.
CAMPEONATO BRASILEIRO - 1991
A primeira partida da decisão aconteceu no Estádio do Morumbi para um público de 67.759 pessoas que viram o São Paulo ir para cima em busca de um resultado positivo em casa, mas perdendo muitas oportunidades que levou o primeiro tempo a acabar empatado. Então, veio a segunda etapa e o Tricolor novamente pressionando o adversário que logo aos 4 minutos tomou o gol que viria a dar o título ao São Paulo. O responsável pela festa no Morumbi foi Mário Tilico que após cabeçada de Bernardo no travessão e voleio de Müller, a bola parou nos pés do atacante que fez 1 a 0 pro Tricolor. Para a segunda e decisiva partida no dia 09 de junho de 1991, o Tricolor tinha a vantagem do jogo anterior e mesmo assim foi quem teve as melhores chances ao decorrer do confronto que terminou sem gols. Com esse resultado, o São Paulo se sagrou Tricampeão Brasileiro, os títulos anteriores tinham sido conquistados em 1977, 1986 e, agora, 1991.
Campanha
19 jogos (11 vitórias, 4 empates e 4 derrotas)
26 gols marcados
14 gols sofridos
JOGO DECISIVO
Bragantino 0 x 0 São Paulo
Campeonato Brasileiro 1991 - Final (2º jogo)
Data: 09/06/1991
Local: Estádio Marcelo Stéfani, Bragança Paulista-SP
Árbitro: José Roberto Wright
Público: 12.942 pessoas
CAMPEONATO BRASILEIRO - 2006
No dia 19 de novembro de 2006, o Tricolor conquistou o tetracampeonato brasileiro. O título, veio como consagração ao elenco que já havia sido campeão mundial e sul-americano no ano anterior, mas que deixara escapar o bi continental no primeiro semestre. Das 38 rodadas disputadas naquela edição, o São Paulo liderou 28. Ao assumir a liderança, na 12ª, não a perdeu mais, sendo campeão também dos dois turnos da competição. O campeonato foi decidido com duas rodadas de antecipação, no empate em 1 a 1 com o Athletico-PR, com gol de Fabão no Morumbi. Depois de 15 anos, mais uma vez o Tricolor era campeão nacional. Fato natural para o clube que, até então, conquistara o Brasil ao menos uma vez em cada década de existência do torneio.
Campanha
38 jogos (22 vitórias, 12 empates e 4 derrotas)
66 gols marcados
32 gols sofridos
JOGO DECISIVO
São Paulo 1 x 1 Athletico-PR
Campeonato Brasileiro 2006 - (36ª rodada)
Data: 19/11/2006
Local: Estádio do Morumbi, São Paulo-SP
Árbitro: Alicio Pena Junior
Público: 68.237 pessoas
CAMPEONATO BRASILEIRO - 2007
No dia 31 de outubro de 2007, o ex-goleiro e capitão Rogério Ceni, erguia a taça de Campeão Brasileiro pela segunda vez consecutiva. A data marcou a consagração de um pentacampeonato nacional com quatro rodadas de antecedência e 15 pontos de vantagem, um recorde que permanece até hoje na história dos pontos corridos. O título foi confirmado após vitória de 3×0 contra o América-RN, os gols foram marcados por Hernanes, Miranda e Dagoberto. A festa Tricolor contou com aproximadamente 70 mil torcedores no Morumbi. Com uma defesa muito sólida, naquele ano o São Paulo sofreu apenas 19 gols em 38 jogos.
Campanha
38 jogos (23 vitórias, 8 empates e 7 derrotas)
55 gols marcados
19 gols sofridos
JOGO DECISIVO
São Paulo 3 x 0 América-RN
Campeonato Brasileiro 2007 - (34ª rodada)
Data: 31/10/2007
Local: Estádio do Morumbi, São Paulo-SP
Árbitro: Lourival Dias Lima Filho
Público: 69.989 pessoas
São Paulo: Rogério Ceni; André Dias, Miranda, Breno (Danilo Silva) e Junior (Souza); Hernanes, Richarlyson, Jorge Wagner e Leandro; Aloísio (Borges) e Dagoberto. Técnico: Muricy Ramalho
América-RN: Sérvulo; Carlos Eduardo, Robson e Rogério; Ney Santos, Marquinhos Mossoró, Joellan (Vasconcelos), Tony, Leandro Sena (Washington, depois Leo Papel) e Berg; Geovane. Técnico: Paulo Moroni.
Estagiário sob supervisão de Vinícius Perazzini*
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias