menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!
logo lance!

Acesse sua conta para ter acesso a conteúdos exclusivos e personalizados!

Raio x do calvário tricolor: São Paulo perde 22º torneio mata-mata seguido

Tricolor já caiu na Libertadores, no Paulista e na Copa do Brasil nesta temporada. Clube tem acumulado vexames e decepções desde o último título

O São Paulo voltou a ser derrotado pelo Bahia e está fora da Copa do Brasil. Na noite desta quarta, na Fonte Nova, a equipe voltou a exibir dificuldades de criação e não teve nenhum destaque individual (notas por Fernanda Teixeira) 
São Paulo caiu logo nas oitavas da Copa do Brasil (FOTO: Felipe Oliveira / EC Bahia)

Escrito por

O São Paulo perdeu as duas partidas contra o Bahia pelas oitavas de final da Copa do Brasil e amargou mais uma eliminação. Depois do título da Sul-Americana de 2012, o clube caiu nas 22 competições de mata-mata que jogou, sendo que só disputou duas finais: na Recopa Sul-Americana de 2013 e no Paulistão de 2019, com derrotas para o Corinthians em ambas.

Essa conta inclui seis quedas na Copa do Brasil (para Bragantino, Santos, Juventude, Cruzeiro, Athletico e Bahia), quatro na Libertadores (Atlético-MG, Cruzeiro, Atlético Nacional e Talleres), sete no Paulistão (quatro para o Corinthians, uma para o Santos, uma para a Penapolense e uma para o Audax) e quatro na Sul-Americana (Ponte Preta, Atlético Nacional, Defensa y Justicia e Colón), além da Recopa.

Daqui até o fim do ano, o Tricolor terá apenas o Campeonato Brasileiro pela frente. O clube não levanta o troféu desta competição desde 2008.

VÁRIOS VEXAMES

O São Paulo tem se acostumado a perder para times menores. Os últimos três algozes em competições sul-americanas, por exemplo, são clubes modestos da Argentina: Defensa y Justicia (Sul-Americana de 2017), Colón (Sul-Americana de 2018) e Talleres (Libertadores de 2019). Outra equipe sem muita tradição internacional a tirar uma casquinha do Tricolor foi a Ponte Preta, na semifinal da Sul-Americana de 2013.

E ainda teve Bragantino na terceira fase da Copa do Brasil de 2014, Penapolense nas quartas do Paulistão de 2014, Audax no Paulistão de 2016 (com direito a goleada, 4 a 1) e Juventude nas oitavas de final da Copa do Brasil de 2016. Isso sem contar as derrotas maiúsculas sofridas para clubes grandes, como Atlético-MG (4 a 1 nas oitavas da Libertadores de 2013) e Santos (duplo 3 a 1 na semi da Copa do Brasil 2015).

OS TABUS RUINS FICAM, OS BONS VÃO

O São Paulo havia vencido todos os dez jogos contra clubes argentinos no Morumbi em Copas Libertadores, mas foi eliminado ainda na fase preliminar da edição deste ano após um empate sem gols com o Talleres.

A derrota por 1 a 0 para o Colón, na Sul-Americana do ano passado, foi a primeira para um clube argentino no Morumbi em competições da Conmebol. Até ali, eram 22 vitórias e oito empates.

Também em 2018, o Palmeiras venceu por 2 a 0 no Morumbi pelo Brasileirão e quebrou uma escrita que vinha desde 2002, com 24 partidas de invencibilidade do Tricolor.

Neste ano, a derrota por 1 a 0 no Paulistão acabou com uma série de 25 partidas sem derrotas do São Paulo para o Guarani, desde 1997.

Já os tabus negativos continuam. Com a queda diante do Bahia, o clube seguirá sem a Copa do Brasil em sua galeria de troféus: e já são 19 participações, com apenas uma final disputada (a de 2000, contra o Cruzeiro). No último domingo, a derrota por 1 a 0 para o Corinthians ampliou a escrita negativa em Itaquera, onde o Tricolor nunca vence e acumula nove derrotas e três empates. O clube também nunca venceu o Palmeiras no Allianz Parque, embora tenha eliminado o rival nos pênaltis na semifinal do Paulistão deste ano. São sete derrotas e um empate lá.

CLÁSSICOS

O drama do Tricolor em clássicos já dura dez anos. Foram 114 confrontos desse tipo desde 2009, com 56 derrotas, 30 empates e apenas 28 vitórias. 

Além disso, o São Paulo perdeu 11 dos 12 mata-matas que disputou contra os rivais no período - a única exceção é a semi do Paulista deste ano. Neste intervalo, as únicas temporadas em que o clube venceu mais clássicos do que perdeu foram 2012 e 2014.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter