O Sport não vence o São Paulo na Ilha do Retiro desde 2001. E não seria agora, que está na Série B, que conseguiria quebrar o tabu sobre o rival paulista. Após conseguir segurar as pontas no primeiro tempo, o time pernambucano acabou tendo um volante expulso. Dorival Júnior aproveitou, mexeu no time e dois nomes que vieram do banco (Luciano e Marcos Paulo) aproveitaram os espaços para marcarem e selarem nova vitória são-paulina por 2 a 0 na noite desta quarta-feira (17), no jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil, na Ilha do Retiro, onde os mandantes estavam invictos há 17 jogos.
O resultado dá uma vantagem considerável para o Tricolor, que agora pode perder por até um gol de diferença no duelo de volta, no próximo dia 1º de junho (quinta-feira), no Morumbi, para sair classificado às quartas. Palmas para o comandante são-paulino que mantém sua invencibilidade no comando do clube neste retorno, agora de oito jogos.
Apesar do placar, nem tudo foram flores para o São Paulo em Recife (SP). O time paulista teve um primeiro tempo difícil, com o Sport muito mais arisco em campo, jogando em cima dos erros e chegando com vontade no ataque.
+ ATUAÇÕES: Mudanças de Dorival surtem efeito, e Luciano e Marcos Paulo garantem vitória do São Paulo
Mas, a sorte protege os audazes, diz um ditado português. E aos 15 minutos do segundo tempo, Fabinho acabou expulso após receber o segundo cartão amarelo por falta em Michel Araujo. Destruiu o esquema tático dos pernambucanos, que, perdidos em campo, deram os espaços necessários para que o São Paulo anotasse os gols e praticamente encaminhasse sua classificação.
PRESSÃO TOTAL DO TRICOLOR NO INÍCIO
O São Paulo começou melhor o jogo na Ilha do Retiro e dava a impressão que abriria o placar cedo. Aos 3', após cruzamento, quase Michel Araujo completou às redes. Cinco minutos depois, Nestor teve chance na frente do gol, mas a zaga conseguiu o desvio para fora. No escanteio, Arboleda fez um desvio perigoso e exigiu defesa em dois tempos de Renan.
O Sport seguia acuado, mas isso não impedia sua chegada no ataque. Aos 12', quase os mandantes marcaram com Fabinho, que fez bom desvio em cruzamento, para excelente defesa de Rafael.
SPORT ACORDA, MAS SÃO PAULO SEGUE PERIGOSO
No decorrer da etapa inicial o Sport ia conseguindo equilibrar um pouco as coisas com o São Paulo. Mas o Tricolor seguia melhor e criando as melhores oportunidades. Aos 17', a defesa dos mandantes cortou mal um lance e Michel Araujo apareceu para finalizar, ganhando um escanteio.
Aos 22', foi a vez de Nestor protagonizar uma das melhores chances são-paulinas no jogo. Ele avançou livre de marcação, invadiu a área e bateu. A bola desviou em Rafael Thyere e passou rente à trave de Renan. No lance seguinte, Michel Araujo, de novo, conseguiu de livrar da marcação de dois e chutou rasteiro da entrada da área, com perigo.
GÁS SÃO-PAULINO ACABA. MELHOR PARA O LEÃO
Não é exagero dizer que o São Paulo dominava. Eram mais de 66% de posse de bola dos visitantes. Mas os velhos problemas ofensivos insistiam em aparecer. O Tricolor domina a bola, o campo, as ações, mas não consegue concluir as jogadas. Para piorar, tinha um adversário que jogou em cima dos seus erros. E conseguiu resultados.
Aos 28', Rafael chutou errado a bola na saída de jogo, ela bateu em Vágner Love e caiu livre para Jorginho, que chutou para boa defesa de redenção do goleiro são-paulino. Na jogada seguinte, o experiente camisa 9 do Leão recebeu passe na intermediária, passou por três marcadores e chutou no canto para nova defesa do arqueiro dos paulistas.
PRIMEIRO TEMPO ACABA COM CENÁRIO OPOSTO
O tempo ia passando sem grandes novidades, mas com um Sport muito mais incisivo e dominante das ações. Mesmo assim o Tricolor conseguiu ainda uma boa chance com Calleri, que aos 43' recebeu ótimo passe de Nestor, mas acabou travado na hora da finalização.
+ Clique aqui e veja como apostar no Brasileirão
+ Confira os jogos e classificação resultados da Copa do Brasil-23 na tabela do LANCE!
TRICOLOR VOLTA DISPOSTO
O jogo recomeçou com o São Paulo melhor, como tinha sido no primeiro tempo. Aos 2', a zaga do Sport cortou um cruzamento e abola sobrou para Nestor, que encaixou um belo chute e viu Renan fazer uma bonita defesa.
NA RAÇA E NA VONTADE: GOL
O jogo seguia com uma intensidade grande, lá e cá, mas com os ataques de ambos os lados desperdiçando as chances que criavam. Isso até aos 15', quando Fabinho acabou expulso após falta em cima de Michel Araújo. Com um a mais em campo, Dorival Júnior resolveu mexer, trocou três peças. Entre elas Luciano. E foi dele o momento talismã do dia.
Aos 25', após saída errada da defesa do Sport, o Tricolor trabalhou a bola no campo de ataque e ela acanoou sobrando para Luciano, que de carrinho quase conseguiu empurrar para as redes na saída de Renan e abrir o placar para os visitantes.
SÓ DÁ TRICOLOR, QUE DEFINE AS COISAS
O Sport sentiu a expulsão do seu volante, que fazia bom jogo. Se desorganizou por completo taticamente e deu os espaços que o São Paulo queria. Não demoraria para a vantagem ser ampliada. Aos 41', quase o segundo gol veio em jogada individual de Marcos Paulo, outro que entrou no decorrer do segundo tempo, que chutou e viu Sabino salvar em cima da linha. Aos 43', contudo, não teve jeito para o Leão. Calleri recebeu na área e cruzou na medida para Marcos Paulo, com o goleiro batido, mandar para o barbante e selar o placar final.
PRÓXIMOS JOGOS
São Paulo e Sport voltam a se encontrar pelo duelo de volta das oitavas da Copa do Brasil às 19h30 (de Brasília) do dia 1 de junho (quinta-feira), no Morumbi. Antes disso, contudo, as duas equipes têm desafios no próximo sábado (20) por competições nacionais. O Tricolor recebe o Vasco, em casa, às 18h30 (de Brasília), pelo Campeonato Brasileiro. O Leão encara o Botafogo-SP, às 16h (de Brasília), novamente em casa, pela Série B, onde os pernambucanos ocupam só a nona colocação da tabela.
FICHA TÉCNICA
SPORT 0 x 2 SÁO PAULO
COPA DO BRASIL - OITAVAS DE FINAL - JOGO DE IDA
Data e hora: 17/5/2023 (quarta-feira), às 20h (de Brasília)
Local: Ilha do Retiro, em Recife (PE)
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (Fifa-GO)
Auxiliares: Naílton Junior de Sousa Oliveira (Fifa-CE) e Leone Carvalho Rocha (GO)
Público e renda: não disponíveis
Cartões amarelos: Jorginho, Ronaldo Henrique e Fabinho (Sport); Beraldo, Rafinha e Nestor (São Paulo)
Cartão vermelho: Fabinho aos 15min do 2ºT (Sport)
GOL: Luciano aos 26min do 2ºT (0-1) e Marcos Paulo aos 43min do 2ºT (0-2)
SPORT
Renan; Ewerthon, Rafael Thyere, Sabino e Felipinho; Ronaldo Henrique (Ítalo, 35/2), Fabinho, Edinho (Wanderson, 4/2) e Jorginho (Pedro Martins, 22/2); Luciano Juba (Fabio Matheus, 35/2) e Vagner Love (Gabriel Santos, 35/2)
Técnico: Enderson Moreira
SÃO PAULO
Rafael; Rafinha, Arboleda (Alan Franco, 34/2), Beraldo e Patryck; Pablo Maia, Nestor (Nathan, 43/2) e Michel Araujo (Gabriel Neves, 21/2); Alisson (Marcos Paulo, 21/2), Calleri e Wellington Rato (Luciano, 21/2)
Técnico: Dorival Júnior