São Paulo tenta evitar pior campanha como visitante na história do Brasileirão
Tricolor tem a segunda pior campanha fora de casa na competição
Apesar de tranquilo na reta final da temporada, o São Paulo pode terminar a temporada com um gosto amargo na boca. Isso porque o Tricolor é o segundo pior visitante do Brasileirão, e ainda pode igualar a indigesta marca de 2017, quando fez sua pior campanha na história atuando fora de casa.
Na ocasião, o clube terminou foi o segundo pior visitante de todo o campeonato, com apenas 15 pontos conquistados. No total, foram quatro vitórias, três empates e 12 derrotas.
Para efeito de comparação, na campanha atual o São Paulo ainda não venceu fora de casa. Em 12 jogos já disputados longe do Morumbi, foram seis empates e seis derrotas. Para evitar igualar o vexame de seis temporadas atrás, o time de Dorival Júnior precisa de, ao menos, mais 10 pontos (três vitórias e um empate) nos sete jogos que resta como visitante.
Vale lembrar: nunca na história dos pontos corridos o São Paulo demorou tanto tempo para vencer o seu primeiro jogo como visitante no Brasilierão, superando inclusive a sequência de 2017, a pior até então (oito jogos).
Na reta final da Copa do Brasil, Dorival chegou a justificar a série de resultados negativos do São Paulo, tanto como mandante como quanto visitante, afirmando que era difícil 'virar a chavinha', em referência à dificuldade do elenco em mudar de foco entre as competições de mata-mata e pontos corridos.
+ Veja a tabela e simule os resultados do Tricolor no Brasileirão
Tal análise do técnico se justicicou em certa medida, com os resultados imediatos à conquista da Copa do Brasil: vitórias contra Coritiba e Corinthians, ambas no Morumbi. Fora de casa, no entanto, não houve mudança.
Na última partida pelo Brasileirão antes da pauta para a Data Fifa, o São Paulo até teve a oportunidade de conquistar seu primeiro triunfo longe do Morumbi, diante do Vasco. Entretanto, Wellington Rato acabou perdendo um pênalti ainda no primeiro tempo (James Rodríguez também desperdiçou o rebote) e o jogo terminou empatado em 0 a 0.
Tanto o resultado como o desenrolar da partida servem de alerta para o Tricolor, que fará três dos próximos quatro jogos como visitante, a primeira delas no retorno do Brasileirão, na quarta-feira (18) às 21h30 (hora de Brasília), diante do Goiás. Na sequência o São Paulo recebe o Grêmio e depois enfrenta Palmeiras e Athletico-PR fora de casa.