menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!
logo lance!

Acesse sua conta para ter acesso a conteúdos exclusivos e personalizados!

Título mundial do São Paulo completa 30 anos; relembre

No dia 13 de dezembro de 1992, Raí marcou dois gols, e o Tricolor venceu o Barcelona

São Paulo - campeão mundial - 1992
imagem cameraSão Paulo de Telê Santana conquistou seu primeiro Mundial em 1992 (Foto: Reprodução)
Avatar
Lance!
São Paulo (SP)
Dia 13/12/2022
12:40
Atualizado em 13/12/2022
13:57

  • Matéria
  • Mais Notícias

Há exatos 30 anos, em 13 de dezembro de 1992, o São Paulo venceu o Barcelona por 2 a 1, com dois gols de Raí, e conquistou pela primeira vez o Mundial de Clubes. Essa história começou com o título da Libertadores da América, no qual o Tricolor superou o Newell's Old Boys na decisão disputada frente aos olhos de 120 mil torcedores no estádio do Morumbi.

O adversário são-paulino no Mundial do Japão foi o Barcelona. Liderado pelo técnico holandês Johan Cruyff, o time catalão tinha jogadores de altíssimo nível, como Stoichkov, Ronald Koeman e Pep Guardiola. Enquanto isso, no lado paulista, estavam Cafu, Muller e Toninho Cerezo, além do próprio Raí.


As duas equipes já tinham se enfrentado no mesmo ano. Em agosto, São Paulo e Barcelona duelaram em um torneio de pré-temporada, o Teresa Herrera. Na ocasião, o Tricolor goleou os espanhóis por 4 a 1.

A DECISÃO DO MUNDIAL

O Barcelona começou a partida com domínio sobre os são-paulinos, tomando conta do campo de defesa do time brasileiro. Aos 12 minutos, Stoichkov abriu o marcador com um golaço de fora da área, no ângulo de Zetti.

Em resposta, pouco tempo depois Cafu assustou a defesa catalã em arremate de fora da área. A partir disso, o Tricolor reviveu na partida. Agora superior no jogo, o São Paulo chegou ao empate com jogada de Muller pela esquerda, que cruzou para Raí completar para o fundo das redes. 

O Tricolor seguiu se impondo diante do Barcelona. No segundo tempo, aos 34 minutos, houve uma falta na entrada da área, e Raí chamou a responsabilidade para efetuar a cobrança. Em jogada ensaiada com Cafu, o camisa 10 acertou um chutaço no ângulo, consagrando a virada que confirmou a taça até então inédita para o time dirigido por Telê Santana.

São Paulo x Barcelona 1992 - Raí e Cafu
Raí virou o jogo em cobrança de falta (Foto: arquivo/saopaulofc.net)

Mais lidas

Newsletter do Lance!

Fique por dentro dos esportes e do seu time do coração com apenas 1 minuto de leitura!

O melhor do esporte na sua manhã!
  • Matéria
  • Mais Notícias