menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!
logo lance!

Acesse sua conta para ter acesso a conteúdos exclusivos e personalizados!

Venezuelano que recebeu protesto formal do Atlético-MG será árbitro de semifinal São Paulo x Atlético-GO

Jesús Valenzuela é experiente no continente e 'figurinha carimbada' em jogos de brasileiros

Jesús Valenzuela
imagem cameraJesús Valenzuela em jogo da Libertadores entre Athletico e River (JUAN MABROMATA/POOL/AFP via Getty Images)
Avatar
Lance!
São Paulo (SP)
Dia 31/08/2022
16:36
Atualizado em 31/08/2022
16:50

  • Matéria
  • Mais Notícias

'Figura carimbada' de jogos de equipes brasileiras em competições sul-americanas, o venezuelano Jesús Valenzuela foi o escolhido pela Conmebol para ser o árbitro do primeiro jogo da semifinal da Copa Sul-Americana entre São Paulo e Atlético-GO, às 21h30 (de Brasília) desta quinta-feira (1/9), no Serra Dourada.


GALERIA
+ Confira como estão as negociações para renovações de contratos do elenco do São Paulo para a próxima temporada


Experiente, o venezuelano está no quadro da Fifa desde 2013 e trabalhou em duas partidas das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo da Rússia e em cinco para o Mundial do Catar. Além disso, tem um jogo da Copa América de 2019 e dois na edição de 2021 - as duas realizadas no Brasil.

Em 2020, ele também foi o responsável por apitar a decisão da Copa Sul-Americana, que terminou com o título do Defensa y Justicia sobre o Lanús, ambos da Argentina, após uma vitória por 3 a 0.

Ao longo de se sua trajetória, Valenzuela se envolveu em uma polêmica na vitória do Atlético-MG sobre o River Plate por 1 a 0, na Libertadores do ano passado, no Monumental de Nuñez. 

Uma polêmica cercou essa partida. Nos últimos minutos, Nacho Fernandez foi expulso após revisão do VAR – liderado por John Ospina. Apesar de não ter a intenção de machucar o adversário, Nacho levantou as travas da chuteira na panturrilha do atleta argentino.

No entanto, o Atlético-MG recorreu com um pedido formal à Conmebol em busca da anulação do cartão vermelho. Em seguida, a organização negou o pedido.

O Galo afirmava que o juiz de campo só poderia ser chamado pelo VAR caso a disputa tivesse envolvido 'força excessiva'. No entanto, em gravação dos áudios da arbitragem de vídeo, a todo instante, os operadores da ferramenta caracterizam a disputa como 'força média'. Diante disso, o clube mineiro avaliava que somente a aplicação do cartão amarelo seria o suficiente.

No Serra Dourada, Valenzuela contará com o auxilio de Carlos Lopez (VEN) e Tulio Moreno (VEN). O VAR será manuseado também por um venezuelano, Juan Soto (VEN).

TABELA
> Confira classificação, jogos e simule resultados do Brasileirão-22
> Confira todos os jogos da Copa do Brasil-22
> Confira todos os jogos da Copa Sul-Americana-22
> Conheça o novo aplicativo de resultados do LANCE!

Mais lidas

Newsletter do Lance!

Fique por dentro dos esportes e do seu time do coração com apenas 1 minuto de leitura!

O melhor do esporte na sua manhã!
  • Matéria
  • Mais Notícias