Welington será o próximo? Veja valores arrecadados pelo São Paulo com vendas de jovens de Cotia na gestão Casares
O jogador não deve sair do São Paulo, mas o Tricolor tem joias de Cotia como grandes ativos no mercado
Nesta semana, o São Paulo recebeu uma proposta no valor de 4,5 milhões de euros (cerca de R$ 23 milhões na cotação atual) por Welington, revelado em Cotia. Entretanto, o Tricolor não pretende seguir em frente com o negócio. Mas não é de agora que as Crias de Cotia despertam atenção no mercado.
Vistos como grandes ativos do clube do Morumbi, é comum que atletas da base sejam negociados. Tanto no Brasil quanto na Europa, durante toda a gestão de Julio Casares, vários negócios do gênero foram feitos.
Desde 2021, 16 jogadores revelados na base são-paulina foram negociados. Entre os times, a variedade é grande. Ao todo, cinco estão em equipes brasileiras, três sem clube e todo o restante em times internacionais - como Arsenal, na Inglaterra. Isso mostra algo que tem sido rotina para o Tricolor: a importância de Cotia. Tanto no elenco profissional quanto em termos de mercado, a base tem se mostrado de grande valia.
Mas mesmo que as negociações da base tenham sido importantes aos cofres do Morumbi, a escolha por não negociar Welington, mesmo com a proposta, mostra algo que está começando a ser bastante prezado pelo Tricolor: o legado esportivo.
Durante o sorteio que definiu os mandos de campo da final da Copa do Brasil, Julio Casares foi indagado sobre a importância da premiação que o São Paulo receberia caso fosse campeão da competição. Embora o presidente tenha destacado a questão financeira, disse que o principal objetivo do Tricolor é 'traçar um legado esportivo'.
- Acredito que dinheiro é sempre importante, o São Paulo trilha um caminho que espera um legado esportivo. Não vendemos ninguém nessa janela e nem vamos vender ninguém, temos um preço popular importante que não sacrifico, a questão financeira é importante, mas o mais importante é o legado esportivo - disse.
Inclusive, a importância dos garotos de Cotia é algo destacado até mesmo por jogadores do profissional. Lucas Moura, por exemplo, foi formado pelo clube. Durante sua coletiva de apresentação, destacou justamente este ponto.
- Fico feliz em ver a garotada participando do elenco profissional e subindo para completar os treinos. Passa um filme na cabeça. Fiquei quatro anos e meio em Cotia, aprendi muitas coisas. Hoje volto em uma situação diferente. O São Paulo tem uma mina de Ouro em Cotia e a base pode ajudar muito o elenco profissional, não só dentro de campo como na gestão, na questão financeira - disse Lucas Moura.
Mas em contraponto, jovens vistos com potenciais acabaram deixando o clube por um valor muito menor - ou até mesmo de graça. No caso, isso aconteceu no último ano com casos como Marquinhos e Luizão. Mas para evitar este ponto, o São Paulo assumiu uma postura diferente. A estratégia está sendo a adoção da profissionalização de contratos. Agora, se não renova na base, não sobe para o profissional.
+ Renove o seu estoque de camisas do Tricolor com o cupom LANCEFUT 10% OFF
+ Assista aos jogos do seu clube do coração com aquela gelada! Copo Stanley a partir de R$120,00
Com base em valores divulgados pela plataforma Transfermarkt, o jogador mais caro envolvido nestas negociações foi Brenner, que tem um valor estimado em 11,82 milhões de euros (cerca de 63 milhões de reais na cotação atual).
*Como existem jogadores que o valor não está registrado no Transfermarkt, não é possível saber o valor total arrecadado de forma exata
*IZABELLA GIANNOLA colaborou sob supervisão de João Marcos