Em entrevistas na Argentina antes mesmo de ser apresentado no São Paulo, o técnico Edgardo Bauza avisou que gostaria de contar com o paraguaio Nestor Ortigoza em seu novo clube. E, nesta segunda-feira, o comandante tricolor viu seu xodó declarar publicamente, à Rádio Globo, a vontade de defender a equipe do Morumbi a partir da próxima temporada. Em 2014, os dois foram campeões da Copa Libertadores da América pelo San Lorenzo (ARG).
- A verdade é que ninguém falou comigo, fiquei sabendo pelas redes sociais, não foi por meu representante e nem nada. Tenho dois anos mais de contrato, mas seria uma coisa muito linda jogar no São Paulo. Estou feliz no San Lorenzo, mas o São Paulo é um time muito grande e seria muito importante para minha carreira poder jogar lá e disputar uma Libertadores. Bauza é um grande treinador, de espírito copeiro e acredito que se sairá bem agora - projetou.
Também nesta segunda-feira, o técnico argentino Cláudio Borghi afirmou ter escutado no mercado que Ortigoza e São Paulo já se acertaram. O treinador assumiu a LDU, do Equador (onde Bauza ganhou a Libertadores de 2008), e tentou contratar o volante para a próxima temporada, mas foi avisado de que o contato não avançaria devido ao acerto com o Tricolor.
- Tenho entendido que Ortigoza vai sair do San Lorenzo para o Brasil, mais precisamente para o São Paulo - disse Borghi, à Rádio Mitre, de Buenos Aires.
As especulações sobre a chegada de atletas do San Lorenzo no São Paulo foram instigadas pelo próprio Bauza. Apesar de ter sido cauteloso ao falar de reforços em sua apresentação no Tricolor, o técnico argentino já havia falado com jornalistas compatriotas sobre a vontade de contar com Ortigoza e outros nomes, como o lateral-direito Buffarini e o zagueiro Caruzzo. De outras equipes, Sanchez Miño, que fechou com o Cruzeiro nesta segunda após se destacar no Estudiantes, e Marco Ruben, do Rosario Central, foram citados.
- Não dá para dizer se é possível só por coisas que são ditas nas redes sociais. sobre esses atletas. Até agora ninguém falou comigo, com meu representante ou com o San Lorenzo. É claro que o San Lorenzo também é grande e também joga a Libertadores, mas o São Paulo é um objetivo de vida. Isso significaria demais para minha carreira, melhoraria muito minha carreira. E me sinto maduro para essa tarefa. Volto a treinar no dia 4 de janeiro somente e agora quero curtir meus últimos dias de descanso - concluiu o volante.
Nestor Ezequiel Ortigoza nasceu em San Antonio de Padua, na Argentina, mas se naturalizou paraguaio e passou a defender a seleção guarani nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2010, na África do Sul. Já nas duas últimas edições da Copa América, o volante de 31 anos ajudou o Paraguai a eliminar o Brasil nas quartas de final. Na Argentina, atuou apenas por Argentinos Juniors, onde ganhou o Torneio Clausura em 2009, e San Lorenzo, clube pelo qual faturou o Apertura em 2014.