menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!
logo lance!

Acesse sua conta para ter acesso a conteúdos exclusivos e personalizados!

Após levar o Brasil ao Olympia Open após 34 anos, Rafael Brandão destaca: ‘Seremos a maior potência do fisiculturismo’

Rafael Brandão foi campeão da categoria Open do torneio Romania Muscle Fest Pro, que foi realizado na Romênia
imagem cameraRafael Brandão foi campeão da categoria Open do Romania Muscle Fest Pro, realizado na Romênia (Foto: divulgação)
Dia 29/11/2021
15:05

  • Matéria
  • Mais Notícias

O fisiculturismo brasileiro tem motivos de sobra para comemorar e o responsável por isso é Rafael Brandão, atleta da Darkeness/Integralmedica. No último dia 14 de novembro, o fisiculturista, de 28 anos de idade, faturou o título da categoria Open (que não possui limite de peso) do torneio Romania Muscle Fest Pro, que foi realizado em Bucareste, capital da Romênia. Com o grande resultado, Rafa conseguiu a classificação direta para o Olympia Open de 2022, considerada a principal competição de fisiculturismo do mundo.

O feito atingido pelo paulista, natural de Garça, se torna ainda mais impressionante se levarmos em conta que, desde o ano de 1988, com Luiz Otávio de freitas, um representante brasileiro não participava da categoria Open Bodybuilding do Olympia. Em entrevista, Rafa Brandão exaltou a incrível conquista para sua carreira, que contou com uma grande superação, tendo em vista que, em 2020, ele já tinha garantido vaga para o torneio por ter ficado em terceiro no Europa Pro, mas acabou contraindo a Covid-19 semanas antes da competição e não teve tempo hábil para participar. Dessa vez, faltando pouco para o Romania Pro, precisou ser internado.

"Foi uma sensação indescritível. Primeiro, pelo fato de colocar o Brasil no topo do esporte novamente, e outra pelo fato de fazer algo histórico e sem precedentes dentro do esporte, que é ser o primeiro atleta a ser campeão de um show pro na categoria Open da história do Brasil. Eu sempre acreditei muito que iria conseguir esse feito e trabalhei até conseguir. Essa foi a preparação mais difícil que tive. Duas semanas antes do campeonato, eu estava internado com problemas no intestino, e duas semanas depois lá estava eu com o troféu de campeão", disse Rafael, que na sequência, falou da expectativa visando os próximos desafios, que obviamente, envolvem o Olympia, e também o Arnold Classic Brasil 2022.

"Agora tenho um ano para me preparar para o maior campeonato do mundo, que é o Olympia. Mas antes disso, irei competir em abril, no Arnold Classic Brasil 2022. Eu preciso fazer isso pelo meu público e todos que acompanham o esporte. Competir dentro de casa é uma das melhores emoções que já senti na vida. Minha maior meta, hoje, é estrear dentro do Top 5 no Olympia, e eu acredito que isso é possível. E posteriormente, um dia, ser campeão e o melhor atleta do mundo".

A grandiosa conquista de Rafael Brandão simboliza um ótimo momento do fisiculturismo brasileiro. Prova disso é que o país possui mais atletas que já estão garantidos na próxima edição do Olympia, em outras categorias, casos de Carlos Oliveira e Diogo Montenegro na "Mens Physique", além de Isabelle Nunes, Ângela Borges e Francielle Mattos na "Wellness". Outros atletas que possuem boas chances de entrar em ação no renomado torneio, em 2022, são Elisa Pecini e Ramon Queiroz.

Na edição passada do Olympia, o Brasil já havia batido o recorde em participações no torneio, o que foi coroado com o título de Francielle Mattos na categoria "Wellness" e as boas colocações de Diogo Montenegro e Ramon Queiroz. Orgulhoso, Rafael Brandão destacou alguns dos fatores que estão fazendo o fisiculturismo brasileiro estar cada vez mais em alta.

"Um dos fatores principais do crescimento do fisiculturismo no Brasil se dá pelo fato da chegada da NPC e Musclecontest no país. Eles trouxeram mais campeonatos e, consequentemente, mais oportunidades para os atletas brasileiros se destacarem mundialmente. Eu acredito que, em pouco tempo, seremos a maior potência do fisiculturismo mundial. Temos excelentes atletas, estrutura e agora conhecimento necessário para chegar ao topo", finalizou.

Mais lidas

Newsletter do Lance!

Fique por dentro dos esportes e do seu time do coração com apenas 1 minuto de leitura!

O melhor do esporte na sua manhã!
  • Matéria
  • Mais Notícias