Brasil goleia o Peru por 4 a 0 e consolida recuperação nas Eliminatórias

Seleção embala no segundo tempo e se mantém em quarto lugar

Escrito por

O Brasil aproveitou a fragilidade do adversário, embalou no segundo tempo e goleou a seleção peruana por 4 a 0, sem dificuldades na noite desta terça-feira (15), no Estádio Mané Garrincha, que recebeu mais de 60 mil pessoas, em Brasília. A partida, válida pela 10ª rodada das Eliminatórias sul-americanas da Copa do Mundo de 2026, consolidou a recuperação da Seleção Brasileira na competição, após vitórias seguidas sobre Chile (2 a 1, quinta-feira passada) e Peru.

➡️ Veja a classificação das Eliminatórias Sul-Americanas da Copa

Com a vitória, o Brasil vai a 16 pontos e se mantém na quarta posição na classificação. Enquanto isso, o Peru é o nono e penúltimo colocado, com apenas seis pontos.

Como foi o jogo

A partida começou com o Brasil tentando impor as ideias de Dorival Júnior, com infiltrações para criar chances de gol. Mas a estratégia parava na linha de cinco defensores armada pela seleção peruana.

Sem conseguir furar a retranca adversária, o Brasil chegou ao gol, depois que o VAR chamou o árbitro uruguaio Esteban Ostojich para conferir toque na mão de Zambrano. Pênalti que Raphinha cobrou com maestria, deslocando Gallese, para marcar 1 a 0, aos 37 minutos.

O Brasil voltou para a etapa final disposto a resolver a partida. A disposição foi recompensada. Repetindo o roteiro da primeira etapa, Zambrano cometeu novo pênalti, agora em Savinho. Raphinha bateu novamente e ampliou para 2 a 0.

A Seleção continuou com ritmo forte. A ideia de Dorival, ao optar por Vanderson no lugar de Danilo na lateral direita, era dar mais força ofensiva no setor. Já com Luiz Henrique em campo, o resultado veio após o ponta do Botafogo rabiscar pela direita e cruzar para Andreas Pereira acertar um lindo voleio e fazer 3 a 0, aos 25 minutos.

Três minutos depois, Luiz Henrique fez tudo sozinho e acertou o canto de Gallese, para transformar a vitória em goleada: 4 a 0. O Brasil tentou ir para cima e fazer o quinto, mas não conseguiu marcar e viu o placar permanecer sem alteração.

O que vem pela frente

Na próxima rodada das Eliminatórias, o Brasil enfrenta a Venezuela, fora de casa, em Maturín, no dia 14 de novembro. Depois, no dia 19, recebe o Uruguai, em Salvador.

Já o Peru pega Chile e Argentina, nas duas próximas rodadas.

✅ FICHA TÉCNICA

BRASIL 4 X 0 PERU
10ª RODADA - ELIMINATÓRIAS DA COPA DO MUNDO
🗓️ Data e horário: terça-feira, 15 de outubro de 2024, às 21h45m (de Brasília).
📍 Local: Estádio Mané Garrincha, em Brasília.
🥅 Gols: Raphinha (37'/1ºT e 9'/2ºT, ambos de pênalti), Andreas Pereira (25'/2ºT) e Luiz Henrique (28'/2ºT).
🟨 Cartões amarelos: Gallese, Castillo, Zambrano, Cartagena e Bryan Reyna (PER); Vanderson (BRA).

⚽ ESCALAÇÕES

BRASIL (Técnico: Dorival Júnior)
Ederson; Vanderson, Marquinhos, Gabriel Magalhães e Abner; Bruno Guimarães (André), Gerson e Rodrygo (Andreas Pereira); Raphinha (Matheus Pereira), Savinho (Luiz Henrique) e Igor Jesus (Endrick).

PERU (Técnico:  Jorge Fossati)
Gallese; Advíncula (Andy Polo), Miguel Araújo, Zambrano, Callens e Marcos López; Jesus Castillo (Sonne), Cartagena e Sérgio Peña (Murrugarra); Bryan Reyna (Luis Ramos) e Edinson Flores (Grimaldo).

🟨 ARBITRAGEM

🟨 Árbitro: Esteban Ostojich (URU).
🚩 Assistentes: Carlos Barreiro e Andres Nevas (URU).
4️⃣ Quarto árbitro: José Burgos (URU).
🖥️ VAR: Leodan Gonzales (URU).

Siga o Lance! no Google News