Caberá a Phelipe Leal a missão de ser o novo treinador da Seleção Brasileira Sub-17. Oficializado nesta sexta-feira (4), o comandante regressa à CBF com a vivência nas categorias de base entre 2017 e 2019: fez parte da comissão técnica do Brasil na disputa do Sul-Americano Sub-15 quanto na preparação da equipe sub-17 até a conquista da Copa do Mundo em território nacional.
Em suas primeiras palavras como treinador da Seleção Sub-17, Phelipe falou sobre o novo momento na carreira:
- Estou muito grato por este retorno à Seleção Brasileira, onde vivi conquistas tão relevantes como a Copa do Mundo Sub-17, em 2019. Quero agradecer ao Presidente Ednaldo Rodrigues, à diretoria de Seleções da CBF e ao Branco pela confiança no meu trabalho - e ressaltou:
- É uma grande responsabilidade dar sequência à filosofia vencedora adotada na base da Seleção e preparar a geração que defenderá nosso título mundial no próximo ano. Estou muito motivado e pronto para esse desafio - finalizou.
Após seu primeiro ciclo na Seleção, Leal foi campeão da Copa do Brasil e do Campeonato Brasileiro Sub-17 em 2018 e 2019 no comando do Flamengo. Em 2020, trabalhou no sub-15 do Guangzhou Evergrande.
O coordenador da base da Seleção, Branco, manifestou seu otimismo com a chegada do novo treinador.
- Nós buscamos treinadores com estilo vencedor, que tenham gosto pelas vitórias. Phelipe se enquadra neste perfil. Teve uma passagem de destaque aqui na base da Seleção e deixou as portas abertas para o futuro. A oportunidade chegou, e estamos muito convictos que fizemos uma ótima escolha para o comando da categoria sub-17. Ano que vem vamos defender nosso título mundial. A experiência e a capacidade do Leal serão fundamentais para seguirmos com nosso protagonismo mundial - disse.
A Seleção Sub-17 se voltará neste ano para se preparar de olho em competições oficiais como o Sul-Americano e a Copa do Mundo de 2023. Ainda em fevereiro, Phelipe Leal faz sua primeira convocação.