Governo confirma Copa América no Brasil; Rio de Janeiro e estados do Centro-Oeste ‘abrigarão’ jogos
Presidente da República, Jair Bolsonaro, confirma sedes na Cidade Maravilhosa, Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal e indica: 'Há um quinto que chegou atrasado'
- Matéria
- Mais Notícias
Após mais de 24 horas de muito mistério e negociações, a Copa América começou a ser delineada. Em solenidade realizada no Ministério da Saúde realizada nesta terça-feira, o presidente Jair Bolsonaro oficializou a competição e já indicou que há quatro sedes: Rio de Janeiro, Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal.
- Escolhemos as sedes em comum acordo, obviamente, com os governadores. Agora, já tivemos quatro governadores: aqui de Brasília, Rio de Janeiro, Mato Grosso e Goiás - disse Bolsonaro antes de continuar.
Relacionadas
- E mais um agora, que chegou um pouco atrasado, também se prontificando a sediar a Copa América. Então, ao que tudo indica, prezado (Marcelo) Queiroga, seguindo os mesmos protocolos, o Brasil sediará a Copa América - completou.
No fim da tarde desta terça-feira, o ministro da Casa Civil, Luiz Eduardo Ramos utilizou seu Twitter tanto para confirmar a realização da competição quanto para dizer quais as suas quatro cidades-sede. O ministro declarou:
Confirmada a Copa América no Brasil. Venceu a coerência! O 🇧🇷 que sedia jogos da Libertadores, Sul-Americana,sem falar nos campeonatos estaduais e brasileiro, não poderia virar as costas para um campeonato tradicional como este. As partidas serão em MT, RJ, DF e GO, sem público.
— Ministro Luiz Ramos (@MinLuizRamos) June 1, 2021
"Confirmada a Copa América no Brasil. Venceu a coerência! O Brasil que sedia jogos da Libertadores, Sul-Americana, sem falar nos campeonatos estaduais e Brasileiro, não poderia virar as costas para um campeonato tradicional como este. As partidas serão em MT, RJ, DF e GO, sem público", detalhou.
LUTA PARA ESCOLHER SEDES
Ao optar por "herdar" a Copa América, a CBF inicialmente pensava em voltar suas atenções para estádios de grande porte ou construídos para a Copa do Mundo de 2014. Contudo, de acordo com o UOL, devido às sucessivas recusas no Nordeste e problemas em relação ao calendário.
O governador de São Paulo, João Doria, chegou a defender inicialmente a realização de partidas no estado. Entretanto, horas depois, voltou atrás.
Comuniquei ao secretário-geral da CBF que SP não deverá sediar a Copa América. Após ampla consulta aos membros do Centro de Contingência concluímos que representaria uma má sinalização do arrefecimento no controle da transmissão do coronavírus. A prioridade é conter a pandemia.
— João Doria (@jdoriajr) June 1, 2021
"Comuniquei ao secretário-geral da CBF que SP não deverá sediar a Copa América. Após ampla consulta aos membros do Centro de Contingência concluímos que representaria uma má sinalização do arrefecimento no controle da transmissão do coronavírus. A prioridade é conter a pandemia".
O Governo Federal informou que foi consultado, por meio da CBF sobre a possibilidade de receber a Copa América após as desistências de Colômbia e Argentina, que iriam sediar a competição. Ambas as sedes têm aumento significativo de casos de Covid-19 e, no caso da Colômbia, ainda há uma crise social e política.
- Não tínhamos porque ter qualquer posição contrária - afirmou o presidente da República, Jair Bolsonaro, ressaltando que seu ministério foi unânime em relação ao acordo.
* Atualizada às 18h54
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias