Cotados na Seleção, Ancelotti, Jorge Jesus e Abel Ferreira possuem situações distintas no mercado
De acordo com blog do 'O Globo', italiano e portugueses são os alvos no momento
Atualmente no comando do Real Madrid, Carlo Ancelotti teria dado o aval para iniciar conversas com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), como informou o blog "Panorama Esportivo", do jornal "O Globo" na manhã desta terça-feira. Além do italiano, a notícia informa que Jorge Jesus e Abel Ferreira "são tratados como possibilidades" em caso de uma negativa do treinador italiano.
Os três nomes possuem particularidades que poderiam facilitar ou dificultar suas chegadas no comando da Seleção Brasileira. O LANCE! explica a situação dos nomes que estão no radar da CBF e relembra feitos históricos em suas vitoriosas carreiras, que faz com que o trio seja visto com bons olhos.
+ Tottenham anuncia saída de Conte: veja 22 treinadores estrangeiros livres no mercado
CARLO ANCELOTTI
O italiano tem contrato com o Real Madrid até junho de 2024, mas não possui multa rescisória e poderia deixar o clube espanhol sem custos. Neste momento, o comandante está em reta final de temporada e ainda está na briga pelos títulos da Champions League e da Copa do Rei, enquanto o Campeonato Espanhol tenha virado uma realidade bem distante devido a diferença de 12 pontos do Barcelona na classificação.
No fim da temporada, Real Madrid e Carlo Ancelotti devem ter uma reunião para definir a continuidade ou não do técnico. Na imprensa espanhola, acredita-se que o futuro do italiano passe pelos títulos que a equipe merengue ainda pode conquistar, mas que sua permanência é vista com dificuldades caso saia de 2022/2023 com apenas a Supercopa da Europa e o Mundial de Clubes, competições consideradas menos relevantes.
Em diversas entrevistas, Ancelotti reafirmou seu compromisso com o clube espanhol até 2024, o que pode ser visto de forma negativa dentro da CBF. Ainda assim, o veterano é tido como o principal nome, uma vez que possui uma relação muito boa com jogadores brasileiros.
Aos 63 anos, o comandante conquistou quatro títulos de Champions League. Além disso, Ancelotti é o único treinador da história a ter vencido troféus das cinco grandes ligas da Europa. O italiano triunfou na Espanha com o Real Madrid, na Inglaterra com o Chelsea, na Itália com o Milan, na Alemanha com o Bayern e na França com o Paris Saint-Germain.
JORGE JESUS
Popular no Brasil por sua passagem pelo Flamengo, Jorge Jesus está no Fenerbahce, mas seu contrato acaba ao fim da temporada, e o português estaria livre para negociar seu futuro. Em recente entrevista ao jornal "A Bola", JJ afirmou que não recebeu um convite para dirigir a Seleção, mas deixou em aberto seu destino.
- Há alguém que não gostasse de assumir a seleção do Brasil? A verdade é que ninguém falou comigo, nem agora, em Lisboa, nem antes. Todos sabem que o meu contrato com o Fenerbahçe termina em maio, e só depois disso é que tomarei decisões sobre o meu futuro. Sempre foi assim - disse o "Mister".
Entre 2009 e 2015, Jorge Jesus conquistou 10 troféus com o Benfica, sendo três títulos do Campeonato Português. No entanto, a carreira do treinador não teve o mesmo sucesso após sua transferência para o Sporting e, mais tarde, para o Al-Hilal. Ainda assim, o veterano conquistou três taças antes de vir para o Brasil.
Em 2019, o "Mister" assumiu um trabalho com a temporada em andamento devido a demissão de Abel Braga. Em menos de um ano, Jesus montou uma histórica equipe que conquistou não só a Libertadores e o Campeonato Brasileiro, mas também uma Recopa Sul-Americana, Supercopa do Brasil e Campeonato Carioca, e somando mais troféus do que derrotas.
ABEL FERREIRA
Um dos primeiros contratados na onda de técnicos portugueses no Brasil, Abel Ferreira possui uma carreira muito mais recente em relação a Ancelotti e Jorge Jesus. Ídolo do Palmeiras, o comandante assinou um contrato em março de 2022 com a duração até dezembro de 2024, o que poderia dificultar sua saída neste ano.
Tendo em José Mourinho uma de suas maiores inspirações, o jovem de 44 anos possui uma carreira curta na Europa, tendo dirigido o Braga por dois anos e o PAOK, da Grécia, por uma temporada. Mas foi no Brasil que Abel Ferreira vem disputando uma hegemonia no cenário nacional com o Flamengo e conquistando diversas taças.
Em pouco mais de dois anos, a equipe alviverde venceu duas Libertadores de forma consecutiva, um Campeonato Brasileiro, uma Copa do Brasil, uma Recopa Sul-Americana e uma Supercopa do Brasil, além de um Campeonato Paulista. Por conta disso, o Palmeiras conta com o treinador em seu projeto e uma saída instantânea talvez não seja tão fácil.