Dorival Júnior fala de Vini Jr. na Seleção Brasileira e comenta Bola de Ouro: ‘Injusta’
Brasil encara Venezuela e Uruguai nos dias 14 e 19 de novembro, respectivamente
Nesta sexta-feira (1º), o técnico Dorival Jr. convocou a Seleção Brasileira para os próximos dois confrontos, contra Venezuela e Uruguai, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo 2026. O comandante divulgou a lista de 23 jogadores e comentou a volta de Vini Jr. após perder a Bola de Ouro:
➡️ Retorno de Neymar à Seleção Brasileira é adiado; entenda
– Eu tive uma conversa com ele um dia antes, não após. Prefiro fazê-lo agora pessoalmente. Na minha opinião, é uma situação injusta, até porque é uma premiação individual. E se teve, dentro de uma premiação individual, um atleta que decisivo, agudo, letal e cujo talento foi mostrado para o mundo todo, eu acredito que tenha sido, nessa última temporada, justamente ele. Nada contra quem acabou ganhando o prêmio (Rodri), muito pelo contrário, é o reconhecimento dos grandes atletas do futebol mundial espanhol nessa última temporada, é um garoto que vem se destacando muito. Porém, eu acredito que o Vinícius, pelo trabalho que fez, deveria ter tido uma atenção um pouco diferente.
– Por outro lado, eu vejo que o maior prêmio, talvez, que o Vinícius tenha ganhado, tenha sido o reconhecimento e o respeito do seu povo. Eu acho que a grande maioria do povo brasileiro percebeu a injustiça, ou o tamanho dela, que havia sido feita com um atleta que, por merecimentos, com certeza, poderia ter tido essa premiação. Eu sempre acreditei que o futebol, por ser um esporte coletivo, é um esporte onde nós deveríamos premiar coletivamente uma equipe. Para todos nós, soa também como um desafio para que nós possamos premiar, e aí sim coletivamente, a todos os brasileiros, se Deus quiser, daqui a algum tempo, na definição e na decisão de uma Copa do Mundo. É essa torcida que fica, entendendo naturalmente a expectativa que foi gerada e criada, mas, acima de tudo, confiando e acreditando que um atleta como o Vinícius terá outras temporadas para confirmar aquilo que todos nós sabemos, que ele foi o maior atleta dessas últimas competições, até porque ele, sim, foi um cara decisivo em muitos momentos.
O Brasil vem embalado depois de duas vitórias consecutivas pela primeira vez nessas eliminatórias. O time de Dorival venceu o Chile por 2 a 1, em Santiago, e em seguida, goleou o Paraguai por 4 a 0, no Mané Garrincha, em Brasília. Com os resultados, a Seleção deu um salto na tabela e agora ocupa a quarta posição, com 16 pontos.
A preparação acontecerá em duas etapas: o primeiro treinamento será realizado em Belém, entre os dias 11 e 13 de dezembro, antes da viagem para Maturin, na Venezuela, onde a Seleção enfrentará os venezuelanos no dia 14, às 18h (de Brasília).
Próximos jogos da Seleção Brasileira
- 14/11 - Venezuela x Brasil - 18h (de Brasília) - Eliminatórias da Copa do Mundo
- 19/11 - Brasil x Uruguai - 21h45 (de Brasília) - Eliminatórias da Copa do Mundo
Veja a lista de convocados:
- Goleiros: Bento (Al-Nassr), Ederson (Manchester City), Weverton (Palmerias)
- Laterais: Danilo (Juventus), Vanderson (Mônaco), Abner (Lyon), Guilherme Arana (Atlético-MG)
- Zagueiros: Murillo (Nottingham Forest), Éder Militão (Real Madrid), Gabriel Magalhães (Arsenal) e Marquinhos (PSG);
- Meio-campistas: Bruno Guimarães (Newcastle), Lucas Paquetá (West Ham); André (Fluminense); Gerson (Flamengo); Rodrygo (Real Madrid); Andreas Pereira (Fulham); Raphinha (Barcelona)
- Atacantes: Estêvão (Palmeiras), Rodrygo (Real Madrid), Savinho (Manchester City) e Vini Jr (Real Madrid); Luiz Henrique (Botafogo); Igor Jesus (Botafogo);