A esperança de um povo: Manaus FC e a promessa de recolocar o futebol do Amazonas em um radar nacional
Na Série C, equipe fundada em 2013 pode garantir vaga na segunda divisão do Brasileirão e voltar a colocar o estado em evidência nacional; Seleção Brasileira jogará em Manaus
- Matéria
- Mais Notícias
O futebol amazonense não tem um representante nas duas principais divisões do Brasileirão desde 2006, quando o São Raimundo disputou a Série B. Quinze anos depois, isto nunca ficou tão perto de ser quebrado: o Manaus FC está no quadrangular final da Série C e depende de duas vitórias para o acesso à segunda divisão. Manaus será palco do próximo jogo da Seleção Brasileira.
Relacionadas
+ A vez de Raphinha? Destaque nos últimos jogos, atacante deve ganhar chance como titular na Seleção
O estado, que há muito tempo passou despercebido no sentido de relevância nacional quanto o futebol, tem um estádio de primeiro mundo: a Arena da Amazônia, construída para a Copa do Mundo de 2014. Diante do contexto dos times locais, a arena "sobrevive" de jogos grandes, como o Brasil e Uruguai que acontecerá nesta quinta-feira, pelas Eliminatórias.
A partida entre as seleções será a primeira com público no estádio desde o começo da pandemia. Os 14 mil ingressos - 10 mil colocados à venda, mil para convidados e 3 mil sorteados para pessoas que tomaram vacinas - foram esgotados em poucas horas.
Mesmo sem um time com relevância nos principais campeonatos nacionais há anos, Manaus respira futebol. Tendo Flamengo e Vasco como as torcidas mais fortes do estado, o Manaus FC, pelo crescimento recente, aparece como um novo "time do coração" de todos os amazonenses.
O Manaus FC foi fundado em 2013 e rapidamente subiu degraus. Campeão da segunda divisão amazonense logo no mesmo ano de criação, chegou à elite estadual em 2014. Atualmente, a equipe carrega uma sequência de quatro títulos seguidos do Campeonato Amazonense (2017-2021).
SÉRIE D E A ESPERANÇA POR VOOS MAIORES
O primeiro título estadual, em 2017, permitiu que o Gavião jogasse a Série D de 2018. Inicialmente o time conseguiu se manter na competição, mas foi vice-campeão nacional em 2018, perdendo para o Brusque na final, no jogo que, até hoje, carrega o maior público em um jogo da história da Arena da Amazônia.
O primeiro ano na Série C foi de pouco brilho, com o time não ameaçando brigar por uma vaga na fase final. Isto mudou na atual temporada: a equipe se classificou na 4ª colocação do Grupo A, na primeira fase, e agora está na fase final em grupo ao lado de Ypiranga, Novorizontino e Tombense - os dois primeiros garantem o acesso.
581 dias depois, chegou a hora do Gavião e a torcida se reencontrarem por um objetivo: O ACESSO!⚔️
— Manaus Futebol Clube (de 🏠) (@oficialmanausfc) October 12, 2021
Jogaremos contra o Ypiranga, pelo quadrangular final da #SérieC21. A vitória nos deixa ainda mais próximos da Série B e com vocês, é certeza de que #SuBiremosJuntos. Vamos!🦅 pic.twitter.com/inb9BMeSq0
A campanha começou de forma positiva: uma vitória e um empate em dois jogos. O Gavião precisa vencer os dois que fará na Arena da Amazônia para garantir o acesso. Neste domingo, o primeiro: o time vai enfrentar o Ypiranga às 15h - 16h de Brasília - com presença de 15 mil espectadores.
Se a Arena da Amazônia e o futebol amazonense ficaram, por muito tempo, longe dos holofotes, tudo pode mudar caso o Manaus chegue a uma divisão de maior relevância do Brasileirão. O Gavião vem crescendo e jogos como esse da Seleção apenas ajudam para aquecer ainda mais a animação da torcida local.
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias