Laterais costumam desfalcar o Brasil em Copas do Mundo; relembre as ausências
Danilo e Alex Sandro estão fora da partida contra Camarões por causa de lesões
Com uma lesão muscular no lado esquerdo do quadril, Alex Sandro será desfalque do Brasil no jogo contra Camarões, sexta-feira, às 16h (horário de Brasília), pela última rodada da fase de grupos da Copa do Mundo. É o segundo lateral da Seleção que se machuca neste Mundial. Danilo está no departamento médico tratando uma lesão no tornozelo esquerdo. Coincidentemente, isso também aconteceu em 2018, na Rússia.
+ Próximos jogos do Brasil na Copa do Mundo: veja datas, horários e onde assistir
Na ocasião, Danilo também se machucou na primeira rodada, no empate do Brasil com a Suíça, por 1 a 1. O jogador sofreu a mesma lesão que Alex Sandro, só que do lado direito do quadril. O lateral ficou no banco de reservas nas oitavas de final, vitória sobre o México por 2 a 0, mas foi cortado antes do jogo contra a Bélgica, por causa de uma lesão ligamentar no tornozelo esquerdo, o mesmo que está machucado agora. Fagner o substituiu quatro anos atrás, já que Daniel Alves, na ocasião, não foi convocado por conta de uma lesão no joelho direito às vésperas da competição.
+ Veja qual é o salário de cada jogador da Seleção Brasileira
Naquela Copa do Mundo teve também a lesão muscular do lateral-esquerdo Marcelo, sofrida aos 10 minutos do jogo contra a Sérvia, no último jogo da primeira fase. Filipe Luís foi o substituto e se manteve na posição na vitória sobre o México, mas voltou ao banco de reservas na derrota para a Bélgica, com o retorno do titular.
+ Com Alex Telles, Brasil muda de característica e se torna mais ofensivo
Além das lesões, as suspensões por cartões também fizeram os laterais desfalcarem a Seleção Brasileira nas Copas do Mundo de 1998 e 1994. Na França, Cafu levou o segundo amarelo na vitória sobre Dinamarca e ficou de fora da semifinal contra a Holanda. Zé Carlos foi o substituto.
Já quatro anos antes, nos Estados Unidos, Leonardo foi expulso após ter acertado uma cotovelada em Tab Ramos, no jogo do Brasil contra os donos da casa. O lateral-esquerdo foi suspenso da Copa do Mundo e deu lugar para Branco. Na decisão contra a Itália, o lateral-direito Jorginho sentiu um problema muscular e foi substituído por Cafu, aos 21 minutos do primeiro tempo.
+ Médico da Seleção Brasileira atualiza casos de Neymar e Danilo
Ainda teve a renúncia do lateral-direito Leandro na Copa do Mundo de 1986. O jogador se recusou a viajar para o México, em solidariedade ao companheiro Renato Gaúcho, que tinha sido cortado por Telê Santana por indisciplina. Edson Boaro assumiu a titularidade, mas se machucou no segundo jogo. Josimar o substituiu e é lembrado até hoje pelos dois belos gols feitos naquele Mundial.