menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!
logo lance!

Acesse sua conta para ter acesso a conteúdos exclusivos e personalizados!

Ministério pede ação após denúncia de racismo contra Rayan, da Seleção sub-20

Após ofensas raciais contra Rayan, entidade pede medidas efetivas da Conmebol

Rayan-Selecao-aspect-ratio-512-320
imagem cameraRayan pela Seleção Brasileira (Foto: Leto Ribas/CBF)
Avatar
Lance!
Rio de Janeiro (RJ)
Dia 27/01/2025
21:09

  • Matéria
  • Mais Notícias

O Ministério do Esporte do Brasil enviou um ofício à Conmebol na segunda-feira (27), solicitando "medidas efetivas" após um incidente de injúria racial contra Rayan, atacante do Vasco e da Seleção Brasileira sub-20, durante vitória por 2 a 1 sobre a Bolívia, pelo Sul-Americano da categoria. O episódio ocorreu neste domingo, quando Rayan foi alvo de ofensas raciais pelo goleiro boliviano Fabian Pereira. A situação foi reportada ao árbitro Breno Bidon, conforme registrado pela transmissão do jogo.

continua após a publicidade

➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte

O documento do Ministério destaca a necessidade de uma investigação rigorosa pela Conmebol e a imposição de sanções disciplinares, caso as acusações sejam comprovadas. O texto sublinha a importância do esporte como meio de combate à impunidade que alimenta a violência racial, promovendo a transformação social e a igualdade.

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) também se pronunciou, condenando o ocorrido e reiterando a denúncia feita por Rayan.

Entenda o caso

Já na reta final da partida, em que o Brasil venceu por 2 a 1, jogadores da Seleção relataram ao árbitro da partida que o goleiro Fabián Pereira fez um gesto de macaco na direção de Rayan. Além disso, o atacante relatou que escutou gritos de "mono" (macaco, em espanhol).

continua após a publicidade
brasil bolivia
Jogadores da Seleção Brasileira comemorando gol sobre a Bolívia (Foto: Juan Barreto/AFP)

Como foi o jogo

A Seleção Brasileira entrou em campo com uma postura muito diferente daquela que teve contra a Argentina. Pressionando o adversário desde o início do jogo, a equipe de Ramon Menezes levou perigo ao gol boliviano logo aos dois minutos, em cobrança de falta de Alisson. No lance seguinte, o atacante mandou a bola na trave.

O primeiro gol saiu aos 14 minutos, quando Moscardo, após cobrança de escanteio de Pedrinho, testou para o fundo da rede. Já aos 27', após erro do sistema defensivo do time mandante, Breno Bidon aproveitou a oportunidade e chutou de longe, sem chance para o goleiro. Após o segundo tento brasileiro, a Bolívia saiu mais para o jogo, mas encontrou dificuldade no setor de ataque.

continua após a publicidade

A seleção boliviana voltou do intervalo a todo vapor, e descontou logo no primeiro minuto com Mark Rodríguez, em bodeada da defesa brasileira. A Canarinho ficou sem reação com a pressão do adversário, e por pouco, não sofreu o gol de empate, muito por conta da falta de capricho da Bolívia.

Os últimos minutos da partida em Valencia contaram com um clima quente entre as equipes, com empurrões e xingamentos.

Mais lidas

Newsletter do Lance!

Fique por dentro dos esportes e do seu time do coração com apenas 1 minuto de leitura!

O melhor do esporte na sua manhã!
  • Matéria
  • Mais Notícias