Muitos dos jogadores da Seleção Brasileira tiveram as últimas partidas pelos clubes que atuam antes do começo da Copa do Brasil. O fim de semana foi marcado pelos compromissos finais nos campeonatos europeus ao redor do Velho Continente para, finalmente, dar o pontapé inicial ao Mundial.
+ Fred ou Vini Jr? Tite tem dúvida principal para escalação da Seleção na Copa do Mundo
Dos 26 convocados, os três jogadores que atuam no Brasil - Éverton Ribeiro e Pedro, do Flamengo, e Weverton, do Palmeiras - foram poupados da última rodada do Brasileirão e já estão em Turim, onde a Seleção terá uma semana de treinos no CT da Juventus visando a Copa.
Além deles, Éder Militão, Rodrygo e Vinícius Jr., do Real Madrid, e Raphinha, do Barcelona, também não atuaram, porque os clubes folgaram na Copa do Rei. Marquinhos, titular de Tite, não jogou pelo PSG por estar com dores no tornozelo, mas não preocupa para o Mundial - mesmo caso de Antony, do United; Alex Telles foi poupado pelo Sevilla e Alex Sandro desfalcou a Juventus por cumprir suspensão.
O LANCE! mostra um resumo do desempenho individual dos jogadores da Canarinho no futebol na Europa durante o fim de semana.
+ Conheça o CT da Juventus, local da preparação da Seleção para a Copa do Mundo
ALISSON
Grande destaque entre os brasileiros no fim de semana, o goleiro foi um dos responsáveis pela vitória do Liverpool sobre o Southampton pela Premier League. O camisa 1 fez quatro defesas dentro da área - incluindo um milagre em uma cabeçada à queima-roupa à curta distância.
EDERSON
Teve muito trabalho para parar o ímpeto ofensivo do Brentford na derrota do Manchester City. Mesmo com o resultado negativo, fez boas defesas e não teve culpa nos dois gols levados no resultado de 2 a 1.
DANILO
Mais uma vez atuando como zagueiro pela Juventus, o lateral-direito da Seleção Brasileira teve atuação segura na vitória por 3 a 0 sobre a Lazio. Jogando mais pelo lado esquerdo da defesa, ele teve impacto na saída de bola da equipe.
THIAGO SILVA
Entrou ainda no começo da derrota do Chelsea para o Newcastle e, apesar do resultado negativo, fez o que pôde. Saiu de campo como o jogador com mais cortes pelo alto, venceu todos os duelos individuais e não sofreu dribles.
+ Presidente da CBF diz que Brasil é um dos favoritos ao título da Copa, mas pede calma: 'Pés no chão'
BREMER
Apesar de ter levado um cartão amarelo, teve, assim como Danilo, uma atuação segura na vitória da Juventus. Foram seis ações defensivas ao todo na partida e nenhum erro cometido.
CASEMIRO
Cada vez mais adaptado ao Manchester United, o volante atuou os 90 minutos na vitória dos Red Devils sobre o Fulham. O brasileiro somou mais de dez ações defensivas.
FABINHO
O volante fez um jogo limpo na vitória do Liverpool sobre o Southampton: não cometeu faltas durante 90 minutos e ainda teve quatro desarmes.
+ Sérvia, Suíça e Camarões: conheça destaques dos adversários do Brasil na Copa do Mundo
LUCAS PAQUETÁ
Ponta ou segundo volante na Seleção, Paquetá foi o meio-campista principal do West Ham e teve liberdade de movimentação em todo o gramado. Mesmo com a derrota, ele apareceu em várias fases do jogo, mas não contribuiu ativamente com gols.
BRUNO GUIMARÃES
Um dos destaques do Newcastle, o volante não teve uma das atuações mais chamativas da temporada na vitória sobre o Chelsea. O camisa 39 até foi importante nos passes, mas levou a maior na maior parte das disputas físicas.
NEYMAR
O camisa 10 interrompeu uma sequência de quatro jogos participando diretamente de um gol. Mesmo com a goleada de 5 a 0 do PSG sobre o Auxerre, não balançou as redes ou deu assistências. Foi substituído ainda no segundo tempo e teve atuação apagada - mas saiu bem fisicamente e inteiro.
+ O Brasil no Qatar: no auge técnico, Neymar vai para Copa do Mundo como expoente da Seleção
GABRIEL MARTINELLI
Não teve a melhor atuação tecnicamente, mas teve um impacto por conta do esforço dentro de campo. Buscou uma bola que parecia perdida e desarmou o defensor do Wolverhampton na jogada que iniciou o segundo gol do Arsenal na vitória dos Gunners pela Premier League.
RICHARLISON
Voltou a ser titular pelo Tottenham pela primeira vez em quase um mês após se recuperar de uma lesão na panturrilha, mas pouco fez na vitória sobre o Leeds United. Foi substituído no começo do segundo tempo.
GABRIEL JESUS
O jejum sem marcar gols chegou a dez jogos, mas Jesus continuou sendo importante para o Arsenal, líder da Premier League. O camisa 9 iniciou a jogada do primeiro gol dos Gunners na vitória sobre o Wolverhampton e mostrou movimentação no sistema ofensivo.