Neymar é escolhido como capitão da Seleção; veja escalação em amistoso
Renato Augusto ficará na reserva diante do Japão, em partida neste sábado, disputará vaga com Felipe Anderson. Elogiado pelo técnico Rogério Micale, camisa 10 usará braçadeira
Neymar será o capitão da Seleção Brasileira na Olimpíada do Rio de Janeiro. Dono da braçadeira quando a equipe era comandada por Dunga, o camisa 10 foi mantido no posto pelo técnico Rogério Micale, que confirmou a decisão em entrevista coletiva nesta sexta-feira.
A escolha se baseou no comportamento de Neymar, que apesar de jovem é um dos líderes do elenco e surpreendeu a comissão técnica pelo seu bom comportamento nesta preparação para a Rio-2016. Aos 24 anos, o atacante é o terceiro mais velho do grupo canarinho, atrás de Renato Augusto (28) e Fernando Prass (38).
- Ele realmente demonstrou ser aquilo que a gente via e superou minhas expectativas em relação a qualidade, ao jogador que muda de direção o tempo todo com facilidade, o "um contra um" dele é fora de série, e no ambiente interno de grupo é muito querido, do bem, um rapaz com coração enorme em relação aos companheiros, principalmente os mais jovens - afirmou o treinador, que destacou a relação de Neymar com os sparrings da Seleção, aqueles atletas que completaram os treinamentos na Granja Comary.
- Ele abraçou os meninos que vieram nos ajudar na preparação, e demonstrou ser um grande homem além de um grande atleta, um cara responsável, que o grupo admira. Se isso foi determinante, o convívio, ele só veio confirmar (que seria o capitão). Mas havia uma situação interna determinada, nosso grupo já sabia aquilo que seria feito. Só estou externando algo que internamente conversamos. Volto a dizer: isso é algo muito menor em relação ao objetivo desse grupo. Gostaria muito que todos me ajudassem a que nosso foco fosse exatamente ganhar jogo a jogo, que pudéssemos focar na equipe, de forma coletiva, em que todos querem se ajudar - completou Micale.
Apesar de só um usar a faixa, Rogério Micale espera contar com vários capitães. Ele exaltou o espírito de liderança de Fernando Prass, Marquinhos, Rodrigo Caio, Renato Augusto e até mesmo de Gabriel Jesus.
Na entrevista, também foi confirmada a escalação da Seleção para o amistoso contra o Japão, no Serra Dourada. A única dúvida é o goleiro Fernando Prass, que deve ser poupado. Ele trabalhou nesta sexta-feira no campo do Vila Nova, treinará com o restante do elenco a tarde, mas dificilmente irá a campo no sábado.
Renato Augusto, que se junto aos demais jogadores apenas na noite de quarta-feira, ficará na reserva. Ele disputará posição com Felipe Anderson, indicou Micale.
Assim, o Brasil irá a campo às 16h30 com: Uilson, Zeca, Rodrigo Caio, Marquinhos e Douglas Santos; Thiago Maia, Rafinha e Felipe Anderson; Gabigol, Gabriel Jesus e Neymar.
A estreia na Olimpíada acontece dia 4 de agosto, contra a África do Sul, em Brasília.