Neymar supera Pelé e se torna o maior artilheiro da história da Seleção Brasileira
Atacante faz dois gols contra a Bolívia e chega aos 79 pela Amarelinha
- Matéria
- Mais Notícias
Com os dois gols marcados diante da Bolívia na sexta-feira (8), Neymar superou Pelé na artilharia histórica da Seleção Brasileira. O atacante tem, agora, 79 gols com a Amarelinha, dois a mais que o Rei do futebol. Vale destacar, no entanto, que este recorde é baseado no cálculo da Fifa, que considera apenas jogos oficiais contra seleções.
Relacionadas
Nas contas da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), Neymar ainda está 16 gols atrás de Pelé, já que a entidade considera também gols marcados em jogos contra clubes e combinados. Da mesma forma, os gols de Neymar pela Seleção Olímpica não são considerados pela Fifa, já que o torneio conta com jogadores de no máximo 23 anos.
O gol especial, de número 78, que deu o recorde para Neymar, aconteceu aos 15 minutos do segundo tempo. Ele aconteceu em uma troca de passes que começou no campo de defesas e terminou com Neymar finalizando na entrada da área, após passe de Raphinha, vindo do lado direito. Nos acréscimos da partida, o jogador marcou mais, finalizando de primeiro, após receber passe pela direita, e contando com uma grande colaboração do goleiro bolviano Guillermo Viscarra, que aceitou.
E poderia ter sido uma noite de Neymar "pedir música", já que ainda no primeiro tempo ele perdeu uma penalidade, cobrada rasteira, buscando o canto direito, mas parando no goleiro boliviano.
O primeiro gol de Neymar pela Seleção Brasileira aconteceu logo em sua estreia, em amistoso diante dos Estados Unidos, realizado em 2010. De lá para cá, o jogador defendeu o Brasil 125 vezes, já contando o duelo contra a Bolívia pelas eliminatórias.
Atualmente, o calendário de jogos da Seleção Brasileira é bem diferente do período em que o Rei jogava. Entre os anos 50 e 70, por exemplo, Pelé disputava competições de tiro curto, como a Copa do Atlântico, Copa Roca e Copa Oswaldo Cruz. Da mesma forma, Neymar disputou a Copa das Confederações de 2013, competição que não existia na época de Pelé.
Pela Seleção, Neymar conquistou a Copa das Confederações de 2013, o Superclássico das Américas de 2011, 2012, 2014 e 2018, e os Jogos Olímpicos de 2016.
Pelé, por sua vez, conquistou três Copas do Mundo (1958, 1962 e 1970), uma Taça do Atlântico (1960), duas Copas Roca (1957 e 1963), três Taças Oswaldo Cruz (1958, 1962 e 1968) e uma Taça Bernardo O'Higgins (1959).
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias