Quando foi a última vez que o Brasil ganhou a Copa do Mundo?

Seleção Brasileira deu adeus ao torneio nesta sexta-feira, ao ser eliminada pela Croácia

Escrito por

Quando foi a última vez que o Brasil ganhou a Copa do Mundo? A resposta é simples: 2002. Naquele ano, a Seleção comandada por Felipão conquistou o Penta em final contra a Alemanha, oito anos depois do Tetra, com atuações emblemáticas de Ronaldo e Rivaldo.

+ Quais são os próximos jogos da Copa do Mundo?

Apesar do período vitorioso da Seleção, a Copa de 98 não teve um desfecho feliz para os brasileiros. O Brasil chegou à final contra a França, na casa do adversário, mas não jogou bem e foi derrotado por 3 a 0, com show de Zinedine Zidane.

Prejudicado por conta de sérias lesões, a convocação de Ronaldo para a Copa de 2002 foi muito contestada pela torcida. No entanto, como um dos melhores jogadores de todos os tempos, ele sabia o que o aguardava.

Realizada na Coreia do Sul e no Japão, a Copa do Mundo foi marcada por uma campanha 100% do Brasil. Na fase de grupos, venceu a Turquia, por 2 a 1, a China, por 4 a 0, e a Costa Rica, por 5 a 2.

A fase mata-mata foi mais difícil. Com uma vitória por 2 a 0 sobre a Bélgica nas oitavas, a Seleção Brasileira pegou a Inglaterra nas quartas de final.

Michael Owen, então com 21 anos, abriu o placar, mas Rivaldo e Ronaldinho Gaúcho, com um golaço inesperado de falta, fizeram os gols da virada.

Na semifinal, o Brasil venceu a Turquia por 1 a 0, com gol de bico de Ronaldo Fenômeno, garantindo a vaga na sétima final do "País do Futebol" em Copas do Mundo.

Contra a Alemanha do goleiro Oliver Kahn, eleito pela FIFA o craque da competição antes da decisão, o Brasil dominou as ações ofensivas e se sagrou pentacampeão com dois gols do antes contestado Ronaldo Fenômeno.

A vitória por 2 a 0 começou a ser construída após falha do renomado goleiro, que não segurou o chute de Rivaldo e viu o camisa 9 do Brasil marcar no rebote. No segundo gol, mais uma participação de Rivaldo, com um lindo corta-luz, e chute certeiro de Ronaldo.

Siga o Lance! no Google News