Quantas e quais Copas do Mundo o Brasil ganhou?
Seleção Brasileira é a maior campeã da história da Copa do Mundo
- Matéria
- Mais Notícias
Único pentacampeão mundial, a Seleção Brasileira está no Qatar em busca do tão esperado hexacampeonato da Copa do Mundo. Abaixo, o LANCE! relembra os cinco títulos do Brasil, marcados por diferentes gerações de craques, desde o Rei do Futebol até Ronaldo Fenômeno.
Depois do vice-campeonato amargo na Copa de 1950, a Seleção Brasileira se tornou campeã mundial pela primeira vez em 1958, na Suécia, contra os donos da casa. Experientes jogadores, como Didi, Nilton e Zagallo, faziam parte do time comandado por Vicente Feola. Além deles, dois jogadores lutavam pela titularidade: o adolescente Pelé, de apenas 17 anos, e Garrincha, de 25.
Relacionadas
+ Artilheiros da Copa do Mundo 2022: veja lista de jogadores atualizada
Quatro anos, em 1962, o Brasil viajou ao Chile para lutar pelo bicampeonato. Com um timaço formado por Pelé, Garrincha, Didi, Coutinho, Nilton e Djalma Santos, a Seleção era a grande favorita para vencer o torneio. Uma vitória de 3 a 1 sobre a Tchecoslováquia na final garantiu o segundo título mundial.
O tricampeonato chegou em 1970, na última Copa do Mundo de Pelé. Nos seis jogos que a Seleção fez na Copa do Mundo de 1970, foram seis vitórias em seis jogos. Ao todo, foram 19 gols marcados - 12 deles no segundo tempo das partidas. A goleada de 4 a 1 sobre a Itália na decisão coroou mais uma conquista brasileira.
+ Oitavas de final da Copa do Mundo: veja confrontos definidos e como seriam os jogos hoje
Os italianos não têm boas lembranças em decisões contra o Brasil. Vinte e quatro anos depois, em 1994, a Seleção Brasileira venceu novamente a Itália na decisão da Copa do Mundo. Dessa vez, o triunfo foi na disputa por pênaltis, após empate em 0 a 0 no tempo normal. Romário e Bebeto foram os destaques do Tetra.
O pentacampeonato da Copa do Mundo foi conquistado em 2002, com atuações emblemáticas de Ronaldo e Rivaldo. Realizada na Coreia do Sul e no Japão, a Copa do Mundo foi marcada por uma campanha 100% do Brasil. A final foi contra a Alemanha e dois gols do Fenômeno garantiram a última conquista brasileira.
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias