Quantas vezes o Brasil jogou fase mata-mata na Copa do Mundo?

Brasil derrotou a Suíça e se classificou para as oitavas de final do torneio no Qatar

Escrito por

Com a vitória sobre a Suíça por 1 a 0, com golaço de Casemiro, o Brasil está classificado com antecedência para as oitavas de final da Copa do Mundo. Único participante de todas as edições da história do torneio, a Seleção Brasileira joga chega a sua 19ª edição de mata-mata na história das competições - desde 1966, o Brasil não é eliminado antes dos jogos decisivos.

+ Veja até qual fase o Brasil foi em cada Copa do Mundo que disputou desde 1930

Na primeira edição da história das Copas, em 1930, a edição realizada no Uruguai terminou mais cedo para a Seleção Brasileira. Com um problema entre clubes e federações, o Brasil não teve os grandes jogadores da época que atuavam no estado de São Paulo.

A Seleção jogou um triangular com Tchecoslováquia e Bolívia e, apesar da vitória sobre os sul-americanos, perdeu para os europeu e deu adeus ao torneio.

Quatro anos depois, jogou apenas um jogo e perdeu para a Espanha por 2 a 1, em duelo polêmico. Os brasileiros reclamaram muito de um gol anulado do atacante Luisinho.

Em 1938, veio a primeira grande Copa. Sob o comando de Leônidas, o Brasil terminou a edição em terceiro lugar, com título conquistado pela Itália.

O Brasil só seria eliminado na primeira fase novamente em 1966, na edição da Inglaterra. Na época, a Seleção de Pelé, que terminou o torneio lesionado, integrou o Grupo C, com Portugal, Hungria e Bulgária.

Comandado por Vicente Feola, o Brasil venceu a Bulgária por 2 a 0, mas perdeu para as outras duas seleções por 3 a 1 e terminou em terceiro lugar.

A partir daí, o torcedor nunca mais viu o Brasil fora do mata-mata. Dessa forma, são 14 edições consecutivas na fase decisiva.

Das 19 edições que chegou nas fases finais, venceu cinco Copas do Mundo em sete finais jogadas. O Brasil ergueu o troféu em 1958, 1962, 1970, 1994 e 2002.

Agora, no Qatar, o hexacampeonato é o sonho dos brasileiros. Caso passe em primeiro lugar, pega o segundo colocado do Grupo H, composto por Gana, Portugal, Uruguai e Coreia do Sul.

Siga o Lance! no Google News