Com a ausência do lateral-direito Danilo até o final da fase de grupos por conta de uma lesão no tornozelo esquerdo, o zagueiro Éder Militão ocupará a função na ala no jogo entre Brasil e Suíça. O duelo ocorre às 13h (de Brasília), no Estádio 974, válido pelo Grupo G da Copa do Mundo. Mas, afinal, quem é Éder Militão? Abaixo, o LANCE! mostra a você, torcedor, quem é o mais novo lateral da Seleção Brasileira.
+ Veja até qual fase o Brasil foi em cada Copa do Mundo que disputou desde 1930
Revelado pelo São Paulo, Militão estreou no profissional do Tricolor em 2017, contra o Cruzeiro, pelo Campeonato Brasileiro. Tido como promessa, ele defendeu as cores do clube por pouco mais de um ano. Em meados de 2018, após problemas de renovação de contrato, o zagueiro e lateral conseguiu liberação imediata para o Porto, de Portugal.
Menos de um ano separaram Militão do Real Madrid, clube que defende até hoje. Em 2019, o clube merengue optou pelo pagamento da multa rescisória do atleta, totalizada em 50 milhões de euros.
Ainda no Porto, ele foi convocado pela primeira vez para a Seleção Brasileira em 2018, pouco após a Copa do Mundo da Rússia. Desde então, apareceu cada vez mais nas convocações de Tite para a data Fifa, se tornando o reserva imediato da dupla de zaga formada por Marquinhos e Thiago Silva.
No entanto, Militão chegou a atuar como lateral-direito nas equipes que passou. Pelo Real Madrid, chegou a disputar jogos na posição, quando Carvajal não estava disponível. Na Champions League, se notabilizou como zagueiro, ao lado do austríaco Alaba.
A polivalência do atleta desbancou Daniel Alves, convocado para ser o reserva imediato de Danilo na Copa do Mundo. Como o jogador lesionado fazia uma função mais defensiva, atuando na construção das jogadas praticamente como um terceiro zagueiro, Tite optou pela escalação de Militão.
Ao todo, são 23 jogos com a camisa da Seleção Brasileira e um gol marcado. Ele já se sagrou campeão do Superclássico das Américas, em 2018, e da Copa América, em 2019.
Pelo Real Madrid, conquistou a Champions League na última temporada, além de ter dois títulos do Campeonato Espanhol e da Supercopa da Espanha no currículo.
Além da ausência de Danilo, Neymar também não joga a partida desta segunda-feira. Os dois jogadores estão fora tanto do jogo contra a Suíça, quanto o confronto entre Camarões.
O Brasil enfrenta a Suíça às 13h (de Brasília), no Estádio 974. O duelo é válido pelo Grupo G, composto também por Sérvia e Camarões, que empataram, nesta manhã, em 3 a 3. Caso a Seleção de Tite vença o jogo, estará classificada para as oitavas de final do torneio.