Quem é Gabriel Martinelli? Novato da Seleção na Copa do Mundo é destaque do Arsenal
Atacante é novidade na escalação da Seleção Brasileira contra Camarões; jogador de 21 anos vive temporada de destaque na Premier League
Gabriel Martinelli é uma das novidades de Tite na escalação da Seleção Brasileira para enfrentar Camarões, às 16h (de Brasília) desta sexta-feira, em jogo válido pela 3ª rodada do Grupo G da Copa do Mundo. Com o Brasil já classificado para as oitavas de final, o treinador resolveu rodar a equipe e o atacante recebeu uma chance.
+ Brasil defende contra Camarões um tabu histórico em Copas do Mundo
O jogador de 21 anos é um dos novatos do elenco. O atacante foi convocado pela primeira vez em março desse ano para as partidas contra Chile e Bolívia, nas duas últimas rodadas das Eliminatórias. Ele tem tem quatro jogos pela Canarinho, incluindo o duelo contra a Sérvia, a estreia da Copa do Mundo do Qatar.
Essa será a primeira oportunidade de Martinelli como titular. O jogador vive o segundo grande torneio vestindo a camisa da Amarelinha - ele foi campeão dos Jogos Olímpicos de Tóquio com o time sub-23 no ano passado.
+ Brasil segue como o maior campeão da história da Copa do Mundo com a eliminação da Alemanha
Gabriel era uma das grandes dúvidas de Tite à época da convocação. O atleta disputava vagas com nomes como Roberto Firmino, mas levou a melhor. Em entrevista exclusiva ao LANCE!, Tite e César Sampaio, auxiliar da Seleção, elogiariam a capacidade e a temporada de Martinelli.
INÍCIO ARRASSADOR
Martinelli praticamente não jogou no Brasil. Após passar pelos times inferiores do Corinthians, o jogador foi para o Ituano, onde foi criado profissionalmente. Ele assinou um contrato com a equipe principal do interior de São Paulo aos 16 anos. Após ser o artilheiro da Copinha de 2019, foi promovido ao time principal e não demorou muito para carregar os holofotes.
+ Trio 'brasileiro' deve ser preterido em time alternativo da Seleção na Copa
Subiu para o time de cima ainda em 2019, semanas após a competição de base. Assumiu a titularidade em pouco tempo, marcou seis gols e foi o líder de assistências do Ituano no Campeonato Paulista. Martinelli foi eleito a revelação e um dos melhores atacantes do Estadual.
E a vivência do jovem no futebol brasileiro terminou aí. Após o Paulista, Martinelli foi vendido ao Arsenal por 6 milhões de libras (cerca de R$ 30 milhões na cotação da época) em junho de 2019. Essa foi a maior transação da história do Ituano.
ADAPTAÇÃO E PERSONALIDADE
Como qualquer jovem que chega em um time grande, Martinelli não foi titular de cara quando chegou ao Arsenal. Na primeira parte da temporada 2019-20, o atacante atuou em partidas contra times menores em copas e partidas da fase de grupos da Liga Europa.
+ Brasil é a única seleção que não sofreu gol na Copa do Mundo Qatar 2022
O primeiro destaque veio em um clássico contra o Liverpool em partida da Copa da Liga Inglesa. Por se tratar de uma competição 'secundária', as duas equipes pouparam alguns jogadores. Martinelli marcou dois gols para o Arsenal no empate em 5 a 5 - os Gunners foram eliminados nos pênaltis logo depois. Após a partida, Jürgen Klopp, treinador dos Reds, chamou o brasileiro de um dos "talentos do século".
MUDANÇA DE TREINADOR E PROTAGONISMO
Com a saída de Unai Emery, demitido por resultados irregulares, Martinelli passou a ter mais espaço com Freddie Ljunberg, treinador interino durante poucos jogos, e posteriormente com Mikel Arteta, comandante do Arsenal até hoje. O brasileiro fez o primeiro jogo como titular na Premier League com o sueco na casamata.
O primeiro momento de grande atenção para o jovem veio neste período. Martinelli marcou um golaço em clássico com o Chelsea em Stamford Bridge, arrancando sozinho com a bola desde o campo de defesa até o gol adversário, deixando Kanté no chão e comemorando em frente à torcida adversária.
+ Laterais lesionados acompanham treino da Seleção; Neymar fica no hotel
Com Arteta, o brasileiro assumiu status de protagonista no Arsenal. Martinelli é titular do Arsenal, líder da Premier League na atual temporada. O atleta é o atacante com mais dribles certos no Campeonato Inglês - 28 ao todo - e se destaca justamente pela imprevisibilidade. São cinco gols e duas assistências em 14 partidas na competição.
O primeiro jogo como titular pela Seleção Brasileira em uma Copa do Mundo vem para coroar uma temporada de sucesso e uma carreira com saltos. De um time do interior paulista a um gigante mundial, Martinelli chegou aos grandes palcos. Agora, tem a chance de fazê-lo com a Amarelinha.