Na última semana, o técnico Fernando Diniz convocou 23 jogadores para defender a Seleção Brasileira nos jogos das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026, contra Colômbia e Argentina. Entre algumas surpresas interessantes na lista, o comandante do Fluminense chamou o atacante João Pedro, do Brighton.
O ótimo trabalho de Roberto De Zerbi à frente dos Seagulls vai gerando ótimos frutos com jogadores de menos idade, e João é um deles. O bom começo de 2023-24 rendeu ao atleta sua primeira convocação para a equipe profissional do Brasil.
QUEM É JOÃO PEDRO?
Nascido em setembro de 2001, em Ribeirão Preto (SP), João se juntou às categorias de base do Fluminense em 2011, se mudando com sua mãe para o Rio de Janeiro. Nas categorias de base, fez a diferença e sempre foi um dos destaques do Tricolor, o que lhe fez ser comprado pelo Watford mesmo sem ter estreado pelos profissionais, ainda em outubro de 2018.
➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte
Como só poderia atuar na Inglaterra quando completasse 18 anos, João Pedro precisou ficar por mais tempo no Brasil e estreou pelos profissionais em março de 2019, vindo do banco de reservas em clássico contra o Flamengo, pelo Campeonato Carioca. Foram 30 jogos, nove gols e duas assistências pelo Tricolor naquele ano, ganhando muitas oportunidades com Fernando Diniz durante a temporada, antes de se transferir para o Watford em janeiro.
O primeiro gol do atacante pelos Hornets aconteceu em setembro do mesmo ano, em uma vitória sobre o Luton Town pelo placar mínimo. Na temporada 2020-21, o brasileiro fez parte da jornada na Championship, subiu com a equipe para a primeira divisão e chegou a balançar as redes contra o Manchester United, em goleada por 4 a 1. Porém, a permanência na elite não foi possível, caindo novamente para a segunda classe inglesa.
Depois de um 2022-23 de destaque na Segundona, o Brighton desembolsou 34 milhões de euros para contratar o atacante. Com Roberto De Zerbi no comando, João fez um começo de temporada excelente, com seis gols e uma assistência em 17 partidas. Embora não seja titular absoluto, o centroavante vem agradando a torcida dos Seagulls e recebeu a primeira oportunidade de atuar com a Amarelinha.
O centroavante estará à disposição de Diniz para os dois duelos. Na quinta-feira (16), a equipe brasileira entra em campo no Metropolitano Roberto Melendez, visitando a Colômbia às 21h (horário de Brasília). Logo depois, a Canarinho terá pela frente o clássico contra a Argentina, cinco dias depois.