Jogos do Brasil na Copa do Mundo 2022: relembra a campanha da Seleção
Brasil ficou no Grupo G ao lado de Sérvia, Suíça e Camarões e não avançou para a fase final invicto como outras seleções<br>
O Brasil decepcionou na Copa do Mundo 2022. E não é só por causa da eliminação nas quartas de finais, e sim porque a equipe comandada por Tite teve um futebol abaixo do esperado em outros jogos. Como prova disso, foi que a Seleção nem sequer avançou para as oitavas de finais invicto, sofrendo uma derrota ainda na fase de grupos.
BRASIL 2 X 0 SÉRVIA
A estreia foi diante da Sérvia, que era considerada uma das favoritas do grupo ao lado do Brasil. A seleção sérvia, inclusive, foi uma das piores decepções desta Copa do Mundo, somando só um ponto em três jogos. A Seleção mostrou dificuldades no primeiro tempo diante dos europeus, mas acabou tendo uma grande atuação na segunda etapa e vencendo por 2 a 0, com dois gols de Richarlison, sendo um espetacular de voleio.
BRASIL 1 X 0 SUÍÇA
Passado o nervosismo da estreia, o Brasil enfrentou a sempre forte Suíça, que vinha de vitória de Camarões e costuma ter uma defesa bem sólida - algo que não foi tão demonstrado nessa Copa. No sufoco e com gol de Casemiro no fim, o Brasil venceu a segunda partida e, unido ao empate de Camarões e Sérvia, confirmou a classificação com seis pontos, fazendo com que Tite poupasse a equipe na última rodada.
+ Gol na disputa de pênaltis conta para a artilharia da Copa do Mundo? Entenda
BRASIL 0 X 1 CAMARÕES
Diante de Camarões, com o time todo modificado, o Brasil teve uma atuação apagada e viu os africanos com gol de Aboubakar no fim da partida decretando a primeira derrota brasileira em Copas diante de uma seleção africana. Por sorte, a Seleção viu a Suíça venceu por 3 a 2 a Sérvia, confirmando a liderança da chave, no saldo de gols. Se os suíços vencessem por dois gols de diferença, seria a líder do grupo pelos gols marcados.
OITAVAS DE FINAL - BRASIL 4 X 1 COREIA DO SUL
O confronto das oitavas de final mostrou ser mais fácil do que o esperado. Após a Coreia do Sul surpreender Portugal e deixar para trás Gana e Uruguai, o Brasil Bênção teve dificuldades para vencer o rival por 4 a 1, abrindo 4 a 0 ainda na primeira etapa. Sendo assim, a Seleção se poupou já visando uma eventual quartas de final diante da Croácia - que eliminou o Japão, nos pênaltis. Richarlison, Neymar, Lucas Paquetá e Vinicius Junior foram quem marcaram os gols da goleada diante dos sul-coreanos
QUARTAS DE FINAL - BRASIL 1 X 1 CROÁCIA (2X4 nos pênaltis)
Nas quartas de final, o Brasil pegou a experiente seleção da Croácia e decepcionou. Além de ter feito 90 minutos abaixo do esperado, mesmo sendo ligeiramente superior aos croatas, o Brasil foi para a prorrogação e conseguiu abrir o marcador aos 105 minutos de partida - ou 15 da primeira etapa da prorrogação - com um belo gol de Neymar. Quando se encaminhava para a vaga nas semifinais, a Seleção deu espaço, tomou um contra-ataque a quatro minutos do fim da prorrogação e viu Petkovic empatar para os croatas. Na disputa por pênaltis, Alisson não pegou nenhum e ainda viu Rodrygo e Marquinhos perceberem suas cobranças. O Brasil perdeu por 4 a 2 e está fora da Copa do Mundo.
+ Brasil eliminado da Copa do Mundo: veja as seleções que ainda brigam pelo título
BRASIL NA COPA DO MUNDO DE 2002
Jogos: 5
Vitórias: 3
Empates: 1
Derrotas: 1
Gols Marcados: 8
Gols sofridos: 3
Artilheiro: Richarlison, 3 gols