menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!
logo lance!

Acesse sua conta para ter acesso a conteúdos exclusivos e personalizados!

Relembre a passagem de Fernando Diniz pela Seleção Brasileira; treinador foi demitido por Ednaldo Rodrigues

Treinador do Fluminense dirigiu a equipe em apenas seis jogos

53184122391_0fed8497c4_k-aspect-ratio-512-320
imagem cameraFernando Diniz teve passagem curta pela Seleção Brasileira e com aproveitamento ruim (Foto: Vitor Silva/CBF)
Avatar
Lance!
Rio de Janeiro (RJ)
Dia 05/01/2024
17:40

  • Matéria
  • Mais Notícias

Demitido da Seleção Brasileira, Fernando Diniz teve uma passagem muito curta pela Canarinho. Foram apenas seis jogos pelas Eliminatórias da Copa do Mundo 2026 e a antecipação do fim de seu contrato, que iria até o meio de 2024.

continua após a publicidade

Contratado como interino devido aos desempenhos e resultados ruins de Ramon Menezes à frente da equipe, o comandante do Fluminense chegou para "tapar um buraco", enquanto Ednaldo Rodrigues aguardava a chegada de Carlo Ancelotti. No entanto, o italiano renovou seu vínculo com o Real Madrid.

➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte

INÍCIO ANIMADOR

Em sua estreia, o Brasil aplicou uma goleada por 5 a 1 sobre a Bolívia e conquistou uma vitória fora de casa sobre o Peru por 1 a 0. A Seleção animou os torcedores e deu esperanças de um resgate a origem do futebol nacional.

continua após a publicidade

Liderando as Eliminatórias da Copa do Mundo 2026, Fernando Diniz fez com que parte da opinião pública fizesse campanha pela permanência do técnico do Fluminense na Canarinho. E que o nome de Ancelotti fosse esquecido.

EMPATE COM GOSTO AMARGO

Mas a empolgação teve um fim cedo com a 3ª rodada das Eliminatórias. Em casa, a Seleção Brasileira decepcionou diante da Venezuela e empatou por 1 a 1 na Arena Pantanal em um duelo que era visto como obrigação por ser vencido pelos torcedores.

continua após a publicidade

Além do resultado ruim, a equipe não conseguiu ter um bom desempenho e viu a Argentina como a única participante do torneio com 100% de aproveitamento naquele momento. Mas o pior estava por vir na sequência.

Na rodada seguinte, o Uruguai não tomou conhecimento do Brasil, que encerrou um jejum de oito anos sem vencer os Canarinhos na competição. A vitória por 2 a 0 poderia ter sido ainda mais elástica caso a Celeste não desperdiçasse boas chances.

PÁ DE CAL

Em novembro, a Seleção Brasileira voltou a campo para encarar a Colômbia, em Barranquilla. Após sair na frente do placar, o time de Fernando Diniz sofreu muita pressão e cedeu a virada com dois gols de Luís Díaz.

E na última rodada, o Brasil recebeu a Argentina em um Maracanã com quase 70 mil torcedores. No duelo, os atuais campeões mundiais derrotaram os donos da casa por 1 a 0 em uma partida com pouca criatividade dos Canarinhos.

Nas arquibancadas, Fernando Diniz foi xingado por grande parte do público e a equipe deixou o estádio ao som de "time sem vergonha". O clima parecia insustentável, mas o treinador foi bancado momentaneamente, uma vez que havia a expectativa pela chegada de Ancelotti no meio de 2024.

APROVEITAMENTO RUIM

Além de ter sido responsável por comandar a Seleção Brasileira na primeira derrota na história da equipe dentro de casa nas Eliminatórias da Copa do Mundo, o comandante não teve bons resultados. Fernando Diniz deixa a equipe com apenas 38,8% de aproveitamento.

A equipe também nunca havia sofrido três derrotas consecutivas na competição, como aconteceu para Uruguai, Colômbia e Argentina. Nesse momento, o Brasil ocupa apenas a 6ª colocação, mas está em zona de classificação para o Mundial 2026.

Mais lidas

Newsletter do Lance!

Fique por dentro dos esportes e do seu time do coração com apenas 1 minuto de leitura!

O melhor do esporte na sua manhã!
  • Matéria
  • Mais Notícias