Rivalidade entre Brasil e Paraguai é anterior ao futebol

Equipes se enfrentam nesta sexta-feira (28), pela Copa América

image_placeholder-1-aspect-ratio-512-320
(Foto: Lucas Figueiredo / CBF)

Escrito por

Adversários nesta sexta-feira (28) pela Copa América, Brasil e Paraguai também estiveram em lados opostos no maior conflito armado da América do Sul. Entre 1864 e 1870, os países travaram a conhecida Guerra do Paraguai, que deixou um legado marcante no continente sul-americano.

➡️ Tudo sobre os maiores times e as grandes estrelas do futebol no mundo afora agora no WhatsApp. Siga o nosso canal Lance! Futebol Internacional

Causas do Conflito

As causas da guerra foram complexas, envolvendo principalmente a expansão territorial desejada pelo Paraguai. Sob liderança de Solano López, os paraguaios almejavam controlar toda a região da bacia do Prata, mas encontraram resistência significativa do Brasil.

image-62
Ilustração de 1868 retrata os cenários de batalha durante a Guerra do Paraguai<br><a href="https://brasilescola.uol.com.br/imprimir/463" target="_blank" rel="noreferrer noopener"></a>

A guerra foi oficialmente declarada após a invasão do Mato Grosso do Sul em 1864, seguida pela captura de um navio brasileiro pelos paraguaios. Em resposta, em 1865, Brasil, Argentina e Uruguai formaram a Tríplice Aliança para conter os avanços paraguaios. Após batalhas decisivas como as de Riachuelo, Tuiuti e o Cerco de Humaitá, Assunção, a capital do Paraguai, foi finalmente tomada pelos aliados em 1869, praticamente encerrando o conflito. A morte de Solano López, considerado inimigo pelo governo provisório do Paraguai, em 1870, marcou o fim definitivo da guerra.

image-63
Ilustração

Consequências Duradouras

O Paraguai enfrentou consequências severas da guerra, incluindo a devastação de mais de 50% da sua população e a perda de parte significativa de seu território para Brasil e Argentina. No Brasil, o regime monárquico da época saiu enfraquecido politicamente. No Brasil, estima-se que mais de 50 mil pessoas perderam suas vidas.

Estatísticas de Paraguai x Brasil

O Brasil já encarou o Paraguai em 82 oportunidades, com 49 vitórias brasileiras, 22 empates e 11 vitórias paraguaias. No último encontro, em 2022, o Brasil venceu por 4 a 0.

Em jogos da Copa América, a vantagem também é do Brasil, com 13 vitórias brasileiras, 11 empates e sete vitórias do Paraguai. Em campo neutro, mais vantagem do Brasil: 13 vitórias, nove empates e apenas seis derrotas em 28 jogos. Os paraguaios não vencem o Brasil desde 2008, nas Eliminatórias para a Copa de 2010, por 2 a 0.

Brasil x Paraguai
Foto: Lucas Figueiredo / CBF

FICHA TÉCNICA
Paraguai x Brasil
2ª rodada - Grupo D - Copa América


🗓️ Data e horário: sexta-feira, 28 de junho de 2024, às 22h (de Brasília)
📍 Local: Allegiant Stadium, em Las Vegas (EUA)
📺 Onde assistir: SporTV (TV fechada) e Globoplay (streaming)

PROVÁVEIS ESCALAÇÕES
PARAGUAI (Técnico: Daniel Garnero)
Rodrigo Morínigo; Gustavo Velázquez, Fabián Balbuena, Omar Alderete e Matías Espinoza; Andrés Cubas, Mathias Villasanti e Hernesto Caballero (Damián Bodadilla); Julio Enciso, Miguel Almirón e Alex Arce

BRASIL (Técnico: Dorival Júnior)
Alisson; Danilo, Éder Militão, Marquinhos e Wendell; João Gomes, Bruno Guimarães e Lucas Paquetá; Rodrygo, Vinícius Júnior e Raphinha

Brazil v Costa Rica – CONMEBOL Copa America USA 2024
Vinícius Jr. é a grande esperança do Brasil para o duelo. (Photo by KEVORK DJANSEZIAN / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP)

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter