menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!
logo lance!

Acesse sua conta para ter acesso a conteúdos exclusivos e personalizados!

Ronaldo contesta processo eleitoral da CBF e solicita fiscalização da Fifa

Empresário quer que as eleições da CBF sejam marcadas com um mês de antecedência

ronaldo-cbf-aspect-ratio-512-320
imagem cameraRonaldo quer disputar as eleições da CBF (Foto: Franck Fife/AFP)
Avatar
Thiago Braga
São Paulo (SP)
Dia 24/02/2025
21:05
Atualizado há 0 minutos

  • Matéria
  • Mais Notícias

O ex-jogador Ronaldo Fenômeno enviou, nesta segunda-feira (24), uma carta à CBF, Fifa, Conmebol e aos presidentes dos clubes das Séries A e B do Brasileirão. No documento, que o Lance! teve acesso, ele contesta o processo eleitoral da CBF e solicita mudanças para a próxima eleição da entidade que comanda o futebol brasileiro.

continua após a publicidade

➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte

Pré-candidato à presidência da CBF, Ronaldo pediu que a data da eleição seja definida com, no mínimo, um mês de antecedência. Segundo ele, essa medida garantirá maior organização e participação dos interessados. Além disso, solicitou que a Fifa e a Conmebol supervisionem o pleito para reforçar a transparência e a segurança jurídica do processo eleitoral.

Na última semana, o Supremo Tribunal Federal homologou um acordo entre a CBF, cinco dirigentes e a Federação Mineira de Futebol, validando a eleição de Ednaldo Rodrigues em 2022. Com isso, Ednaldo segue como presidente até o fim do mandato, em março de 2026.

continua após a publicidade

Ronaldo Fenômeno reforçou suas críticas ao atual processo eleitoral da CBF, destacando as dificuldades para oficializar uma candidatura. Ele teme ser pego de surpresa, já que o atual presidente Ednaldo Rodrigues controla a abertura do processo. Enquanto isso, Ednaldo já busca apoio das federações estaduais para viabilizar sua reeleição. Para concorrer, Ronaldo precisa do apoio formal de pelo menos quatro federações e quatro clubes, conforme estabelece o estatuto da CBF, um desafio considerável.

➡️ Neymar não esconde desejo de voltar à Seleção Brasileira e pede gramados melhores

Ronaldo anunciou em dezembro sua intenção de disputar a presidência da CBF. No entanto, para oficializar sua candidatura, ele precisa reunir os apoios necessários dentro do prazo determinado. A disputa pelo comando do futebol brasileiro promete ser intensa nos próximos meses.

continua após a publicidade

Confira a carta de Ronaldo na íntegra

"Prezados Senhores,

Conforme comuniquei publicamente, pretendo me candidatar à presidência da CBF no próximo pleito. Preocupa-me, no entanto, a falta de transparência e segurança jurídica no processo eleitoral, que pode comprometer a imparcialidade e a legitimidade das eleições.

É notório que, com o estatuto vigente, o presidente em exercício tem controle absoluto de todo o processo - o que, por si só, nos distancia das condições de concorrência leal e isonômica. Além de não contribuir para a integridade do pleito, o modelo dificulta (quiçá, impede) o surgimento de candidaturas alternativas.

Ademais, a crise dos últimos anos no comando da CBF, marcada por uma série de interferências externas e disputas judiciais incompatíveis com a autonomia e grandeza da entidade, maculou sua reputação a nível mundial e colocou em risco a sua independência.

Se existe um fato incontestável nesses anos de imbróglio - que, inclusive, antecede a atual gestão - é que essa sucessão de acontecimentos gerou um sentimento coletivo de insegurança jurídica e afetou negativamente a credibilidade da confederação.

Faltam menos de 16 meses para a próxima Copa do Mundo - chegaremos a 2026 com um jejum de 24 anos sem o título - e tudo que o futebol brasileiro não precisa agora é passar por um processo eleitoral de legitimidade duvidosa. O que precisamos é de tempo para dar voz e espaço aos clubes que, unidos, são ainda mais fortes; para escutar as federações em prol de melhorias nas competições e desenvolvimento do esporte em seus estados; para que a força da visão compartilhada, no alinhamento estratégico, nos conduza à mudança.

À luz dessas preocupações, solicito que a data para as próximas eleições - cujo prazo estatutário é de um ano a partir de 23 de março de 2025 - seja definida com antecedência mínima de um mês, a fim de assegurar a organização e participação dos interessados.

Solicito ainda que o pleito seja supervisionado presencialmente pela FIFA e pela CONMEBOL, para dar mais transparência e segurança jurídica ao processo eleitoral, bem como alinhamento aos princípios internacionais de governança no futebol. Está nas mãos do colégio eleitoral a oportunidade e a responsabilidade de atender à urgência de um choque de gestão na CBF, que comece por restaurar a confiança na instituição e seja sustentável no longo prazo. Reitero minha completa disposição colaborativa para a reconstrução da credibilidade e proteção do futuro da entidade. O futebol brasileiro é patrimônio público - cabe a nós defendê-lo."

Ronaldo deu declaração sobre candidatura à presidência da CBF (Foto: Thiago Braga/Lance!)
Ronaldo será candidato à presidência da CBF (Foto: Thiago Braga/Lance!)

Mais lidas

Newsletter do Lance!

Fique por dentro dos esportes e do seu time do coração com apenas 1 minuto de leitura!

O melhor do esporte na sua manhã!
  • Matéria
  • Mais Notícias