Seleção Brasileira já teve jogador do Oriente Médio convocado?

Neymar deve ser anunciado pelo Al-Hilal, da Arábia Saudita, nos próximos dias, mas ainda quer atuar pelo Brasil

Escrito por

O mercado de transferências levou mais um astro do futebol europeu para o Oriente Médio. Desta vez, Neymar acertou com o Al-Hilal, da Arábia Saudita, e deve ser anunciado pelo clube árabe nos próximos dias. O brasileiro será comandado pelo português Jorge Jesus, ex-Flamengo, e vestirá a camisa 10 do Crescente.

Porém, Neymar não enxerga este próximo passo de sua carreira como o último. O atleta ainda tem o desejo de voltar a atuar em uma liga competitiva europeia ao fim de seu contrato, no meio de 2025, e segue com vontade de defender a Seleção Brasileira, inclusive mirando a Copa do Mundo de 2026.

Não é comum, contudo, ver jogadores do Oriente Médio sendo convocados para atuar pela Seleção. Durante a era Tite, não houve convocações de jogadores que atuassem na região. O último foi Éverton Ribeiro, que foi chamado por Dunga para disputar a Copa América de 2015, já sendo um nome comum devido às atuações com a camisa do Cruzeiro entre 2013 e 2014. Na ocasião, Ribeiro jogava pelo Shabab Al Ahli, dos Emirados Árabes Unidos.

+ OPINIÃO: Ida para a Arábia Saudita decepciona quem um dia achou que Neymar seria o melhor do mundo

A nível de comparação, jogadores da Ásia também são pouco chamados. Durante o ciclo para a última Copa, foram apenas dois: Renato Augusto e Paulinho, ambos em 2018, quando atuavam pelos chineses Beijing Guoan e Guangzhou Evergrande, respectivamente. De 2019 para a frente, as convocações ficaram restritas aos outros continentes. Gil e Diego Tardelli, também na China, também chegaram a receber oportunidades anteriormente, entre a chegada de Tite e a Copa do Mundo de 2018.

Giuliano e Oscar eram jogadores frequentemente convocados pelo Brasil. Porém, com as transferências para o Al-Nassr e para o Shanghai Port, nesta ordem, os atletas perderam visibilidade e não foram mais chamados pelo comandante ex-Corinthians.

+ Ligação? Neymar curte post sobre possível relação entre sua saída do PSG e a reintegração de Mbappé no clube francês

Caso tudo se confirme, Neymar deve ser anunciado pelo Al-Hilal na quarta-feira. Resta saber se o astro fará parte da lista de Fernando Diniz, que foi anunciado como interino da Seleção até a possível chegada de Carlo Ancelotti, em 2024. O atual técnico do Fluminense fará sua primeira convocação, para os jogos contra Bolívia (realizado no Mangueirão) e Peru (Nacional de Lima), pelas primeiras rodadas das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022.

Siga o Lance! no Google News