menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!
logo lance!

Acesse sua conta para ter acesso a conteúdos exclusivos e personalizados!

Tite elogia Coutinho e diz que vagas para a Copa estão abertas: ‘Saio feliz’

Treinador fala também sobre o duelo contra a Alemanha, na próxima terça-feira, em Berlim

Tite - Rússia x Brasil
Tite ficou satisfeito com a vitória sobre a Rússia (Foto: Alexander Nemenov / AFP)

Escrito por

Tite saiu satisfeito da vitória da Seleção Brasileira sobre a Rússia por 3 a 0, nesta sexta-feira, em Moscou. Em entrevista coletiva, o treinador elogiou a atuação individual de alguns jogadores, como Philippe Coutinho, que atuou centralizado. Ele ainda destacou o bom volume de jogo, principalmente na etapa final, quando a equipe dominou por completo e construiu o marcador.

Coutinho vinha atuando no lado direito. Contra a Rússia, ele fez a função que antes era desempenhada por Renato Augusto pelo centro de campo. Contra a Rússia, Willian e Douglas Costa atuaram pelos lados. Para Tite, o meia do Barcelona demorou a engrenar, mas que suas jogadas passaram a fluir quando toda a Seleção melhorou, após o intervalo, e fez os três gols.

- No caso de jogadores que não executam a mesma função, é preciso 20, 30 minutos para ficar com naturalidade. Esse foi o caso do Coutinho por dentro. No segundo tempo, ele deslanchou. Vamos começando a encontrar opções e qualidades individuais que nos permitam aproveitar atletas em outros setores, que foi o caso específico do Coutinho por dentro. Ele joga muito de externo, joga muito flutuando e joga muito por dentro. Ele é educado e competitivo. É um exemplo de que dá para ser as duas coisas.

O treinador gostou da atuação da Seleção contra uma linha de cinco jogadores, como atuou a Rússia nesta sexta-feira - além de quatro homens no meio de campo. Tite ressaltou ainda o alto número de finalizações: 24 chutes, sendo 13 no gol de Akinfeev.

Rússia x Brasil
Brasil deslanchou no etapa final (Foto: ALEXANDER NEMENOV / AFP)

- Padrão de finalização quando gira em 40% já me deixa feliz, fizemos mais de 50%, e o goleiro foi muito bem, frio, com muita qualidade. Quando você atinge esses números contra uma linha de cinco, é um dado interessante de interpretação do jogo. Mostra um volume de jogo que a posse de bola estabeleceu, que você acertou o gol, teve a chance de criação e conclusão. Fico com essa certeza, essa alegria. Mas continua aberta a concorrência para a Copa do Mundo - comemorou.

Tite já anunciou que 16 nomes estão confirmados na Copa do Mundo. Nesta sexta-feira, cinco jogadores que ainda buscam um lugar no Mundial atuaram contra a Rússia: Douglas Costa, Geromel, Fagner, Fred e Taison.

- Saio feliz pelo desempenho. Saio feliz porque enfrentamos uma Rússia que não fez só marcação baixa, mas também agrediu, veio para o embates, por vezes alta numa saída de bola, gerando dificuldades. A equipe manteve o nível de concentração alto, construiu o jogo, nosso modelo, triangula, inverte, trabalha, independentemente dos posicionamentos, contra uma linha de 5.

Rússia x Brasil
Coutinho fez o segundo gol (Foto: ALEXANDER NEMENOV / AFP)

Sobre o zagueiro do Grêmio, Tite falou que a sua convocação se deu pelas atuações na Libertadores do ano passado, quando o Tricolor faturou o título.

- Entendo a ansiedade em procurar jogadores da Copa, nomes, digo que tudo são oportunidades. O que trouxe Geromel até aqui foi a grande Libertadores e o grande Mundial que ele fez, numa equipe que está bem e o auxilia. Ele é um jogador muito concentrado, a capacidade de treinamento e naturalidade para colocar a camisa da Seleção Brasileira. Eu conversei com o Douglas quando estive no treinamento do Grêmio, e ele disse "Tu vai jogar contra o Cristiano Ronaldo, ele tem essa característica, outra", e beleza. Sai natural. Isso é maturidade. Vai construindo e concorrendo com os outros todos.

O próximo adversário da Seleção Brasileira é contra a Alemanha, em Berlim, às 15h45 (de Brasília) da próxima terça-feira. Tite falou do confronto e não fugiu de perguntas sobre o 7 a 1 da última Copa do Mundo.

- O jogo de 7x1 é o último jogo e temos naturalidade de saber que vamos enfrentar a Alemanha em Berlim. Ela foi campeã mundial, nos venceu de 7x1 e é uma etapa que passou. Estamos num período de construção e emocionalmente será importante.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter