Tite explica ausência de Vanderlei e elogia Colômbia antes de partida
Comandante falou de 'falta de tempo' para experimentar novo homem no gol, mas não descartou o arqueiro santista em novas convocações<br>
- Matéria
- Mais Notícias
Depois de vencer o Equador por 2 a 0 na última quinta-feira, a Seleção Brasileira enfrenta agora a Colêmbia, fora de casa, para seguir firme seu caminho para a Copa da Rússia de 2018. O Brasil já tem garantida a classificação em primeiro lugar, com 36 pontos. Apesar disso, o técnico Tite garante que a equipe não está em uma zona de conforto para os três jogos que faltam antes do mundial - também enfrentará Bolívia, fora, e Chile, em casa, em outubro.
- Nossa etapa profissional: estamos classificados para a Rússia e muito orgulhosos disso. Zona de conforto só existe para quem já conquistou alguma coisa, nós apenas nos habilitamos a estar na Copa do Mundo. É um estágio. É zona de confiança, e manter com nível de desempenho. No último jogo, não conseguimos criar e finalizar como gostaríamos, mas tem que ser sólido, consistente - avaliou o treinador, que elogiou a qualidade do elenco que tem nas mãos.
- Para mim, não existe zona de conforto, ela é de confiança, confirmação, amadurecimento, crescimento. Sendo assim, queremos formar equipe forte, são atletas de altíssimo nível. Firmino e Fernandinho muito bem no Liverpool e no City, Casemiro e Gabriel Jesus muito bem. Thiago no PSG muito bem. É um processo, um desafio, a adversidade da qualidade da Colômbia, são as duas melhores equipes.
Falando sobre a escalação, Tite justificou as escolhas de Willian e Philippe Coutinho. O comandante ressaltou que o segundo ainda não tem condições de render o seu máximo durante os 90 minutos, mas que conta com o jogador na partida contra os colombianos.
- Willian permanece, foi bem. O Coutinho está liberado fisicamente para 90 minutos, não entendo que tecnicamente ele vá produzir 90 minutos, num jogo dessa envergadura. Agora, uma parte do jogo, e as circunstâncias que envolveram, posso contar com ele. Compreendemos que tecnicamente ele não vai traduzir capacidade mental e técnica pelo tempo que ficou parado - ressaltou Tite, que seguiu elogiando Willian por sua capacidade de colocar fogo no jogo pelos lados do campo.
- Quando cheguei à Seleção, um dos destaques era o Willian. Voltou e retomou seu padrão, é o foguetinho. Velocidade impressionante. Temos um enfrentamento de alto nível. Sei que o jogo será extremamente competitivo, forte e leal. Estamos jogando confirmação e evolução da nossa equipe, e busca de classificação da Colômbia. Eu e Pekerman somos educados, mas extremamente competitivos.
Perguntado sobre possíveis entradas mais duras por parte da seleção Colombiana, Tite jogou a responsabilidade para o trio de arbitragem.
- Todos os jogos onde eu estive essa resposta dentro da seleção brasileira, só teve um lance (com Neymar) que reclamei ter sido desleal. Contra o Paraguai, o cara chuta por trás, eu reclamei. E é a arbitragem que tem de coibir. Ser melhor que a Colômbia é o grande desafio com essa atmosfera, num jogo decisivo - afirmou.
Uma das ausências mais sentidas na listas de convocados, Vanderlei também foi pauta na coletiva do técnico Tite. O treinador afirmou que o curto espaço de tempo para a Copa do Mundo faz com que ele mantenha as opções em posições críticas, como a de goleiro, mas não descartou o jogador santista em uma futura convocação.
- Uma posição específica como a de goleiro, eu faria se tivesse mais tempo. Dividimos essa ideia com o Taffarel, fizemos nos amistosos, mas é um curto espaço com um atleta que está mantendo alto nível de atuação. Com tão pouco tempo de trabalho para ir a uma Copa do Mundo... Com mais tempo eu convocaria Vanderlei, que não está descartado, o Fábio está num grande momento, mas o tempo impede - explicou.
Sobre o estilo de jogo da Colômbia, Tite falou que existem semelhanças entre as duas equipes. O treinador também aproveitou a chance para agradecer o adversário pelo jogo de confraternização realizado após o acidente envolvendo o avião da Chapecoense, em novembro de 2016.
- As duas equipe são competitivas, jogam um futebol de criatividade, verticalidade. Fico feliz pela classificação, me lembro que jogamos um amistoso em função do acontecido, fica o agradecimento à Colômbia, ao Pekerman para um jogo de confraternização. É uma ideia de futebol que nós gostamos, a Colômbia é a equipe sul-americana que mais evoluiu nos últimos anos. Conjunto e individualidades - completou.
Por fim, Tite revelou que assistiu diversos jogos internacionais ao lado do treinador da Colômbia, Pekerman, quando estava observando os jogadores para confirmar a lista de convocados.
- Eu e Pekerman nos encontramos assistindo a um monte de jogos. Vimos juntos Atlético de Madrid x Real Madrid, Juventus x Monaco. Temos nos encontrado assistindo aos jogos de brasileiros e colombianos. Temos que encontrar um misto de competitividade e alegria, essa maturidade como equipe - finalizou o treinador.
Colômbia e Brasil se enfrentam nesta terça-feira, às 17h30, no Estádio Metropolitano, em Barranquilla. Depois, a Seleção Brasileira só volta a campo dia 5 de outubro, também fora de casa, contra a Bolívia. O Brasil encerra sua participação nas Eliminatórias no dia 10/10, contra o Chile, em solo brasileiro.
Relacionadas
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias