Na Ilha do Retiro, o Sport até dominou a posse de bola (66%), mas não conseguiu tirar o placar do zero contra a Ponte Preta. Porém, com o ponto conquistado, o Leão ultrapassou o Flamengo (que perdeu para o Atlético-MG) e assumiu a quinta colocação do Campeonato Brasileiro, com 29 pontos.
Apesar de o Leão ter entrado em campo empurrado pela torcida, foi a Ponte Preta que criou a primeira chance de gol da partida. Em contra-ataque, Lucca arrancou, conseguiu entrar na área e bateu rasteiro, obrigando Magrão a fazer a primeira bela defesa do jogo com apenas um minuto de bola rolando. O Sport criou boas chances, mas teve dificuldades para passar a defesa rival.
A primeira jogada que assustou o goleiro Aranha só apareceu aos 15 minutos. Pelo meio, André recebeu a bola e mandou para Diego Souza, que acabou perdendo ao se embolar com o zagueiro Rodrigo.
O Sport dominou a etapa e reclamou de pênalti não marcado aos 25 minutos, quando Mena cobrou lateral para a área e viu André cair e reclamar de um toque de mão do volante Naldo. A bola, de fato, encostou no braço do jogador alvinegro, mas o árbitro Leandro Pedro Vuaden mandou o jogo seguir.
A última jogada perigosa da etapa aconteceu aos 45 minutos. Após contra-ataque de André, a bola ficou com Diego Souza, que se livrou da marcação e rolou para Everton Felipe finalizar, mas o atacante bateu forte demais e a bola estourou na defesa da Macaca.
O Sport seguiu pressionando no segundo tempo. Aos quatro minutos, Raul Prata mandou bola alta para a área. Luan Peres falhou no domínio e sobrou para André mandar uma bomba em direção ao gol da Ponte Preta, obrigando Aranha a fazer uma grande defesa. Não demoraria muito para Magrão ter trabalho também. Com dez minutos de bola rolando, Nino Paraíba chutou de longe, mas foi o suficiente para a bola ser espalmada pelo arqueiro.
Aos 24 minutos, Diego Souza cobrou falta por cima da barreira e a bola estourou no travessão do goleiro Aranha. Oito minutos depois, Magrão apareceu bem. Lucca saiu da área, girou e bateu forte em direção ao gol, mas o goleiro salvou o Leão. No minuto seguinte, Thallyson, do Sport, levou seu terceiro cartão amarelo por falta em Saraiva. Por conta disso, o meia ficará fora do confronto com o Cruzeiro, na próxima rodada.
Em uma trapalhada do juiz, a Ponte aproveitou o desarme involuntário de jogador do Sport para voltar em contra-ataque. Lucca bateu com força e quase abriu o placar para a Ponte. Em resposta, o Leão apresentou perigo com André. Aranha saiu do gol para cortar o lance, errou e a bola sobrou para o atacante cabecear. No entanto, Rodrigo apareceu na frente do gol e salvou a Ponte.
FICHA TÉCNICA
SPORT 0 X 0 PONTE PRETA
Local: Ilha do Retiro, Recife (PE)
Data-Hora: 13/8/2017 - 16h
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (RS)
Auxiliares: José Eduardo Calza (RS) e Maurício Coelho Silva Penna (RS)
Público/renda: 12.967 / R$ 264.169,00
Cartões amarelos: Thallyson (Sport); Lucca (Ponte)
Cartões vermelhos: -
Gols: -
SPORT: Magrão; Raul Prata, Ronaldo Alves, Henriquez e Mena; Rithely (Thallyson 30'2 ºT), Patrick (Anselmo 12'2ºT), Diego Souza, Lenis (Juninho 13'2ºT) e Everton Felipe; André. Técnico: Vanderlei Luxemburgo.
PONTE PRETA: Aranha; Jeferson, Rodrigo, Luan Peres e Danilo Barcelos; Naldo, Jadson (Wendel 18'2ºT), Jean Patrick (Felipe Saraiva 28'2ºT) e Léo Arthur; Lucca e Maranhão (Nino Paraíba 2ºT). Técnico: Gilson Kleina.