Fortaleza x Corinthians: entenda o duelo tático entre Vojvoda e Mano Menezes
Equipes se enfrentam por uma vaga na grande decisão da Copa Sul-Americana
- Matéria
- Mais Notícias
A semifinal da Copa Sul-Americana entre Fortaleza e Corinthians coloca frente a frente treinadores com trabalhos em estágios bem distintos. Se Juan Pablo Vojvoda dirige o Leão há mais de dois anos, desde maio de 2021, Mano Menezes assumiu o comando do Timão há menos de uma semana.
Relacionadas
+ Garanta a sua vaga no curso que formou craques como Pet, Dante e Léo Moura! Cupom: LANCE1000
Embora a longevidade do treinador argentino no cargo pese a favor do time cearense, de quem se espera um coletivo mais sólido e maior repertório de jogadas, o caráter decisivo da partida pode encurtar as diferenças entre as equipes.
Pelo lado do Corinthians, a principal aposta de Mano deve ser no sistema defensivo, com uma linha de quatro defensores bem postada na entrada da área (clique aqui para ver mais detalhes). O desenho tático deve ser um 4-4-2, com duas linhas de quatro, assim como no último jogo da equipe pelo Brasileirão, diante do São Paulo.
Times que marcam neste sistema costumam apresentar duas grandes vulnerabilidades: nas costas dos volantes (conhecida como entrelinha) e as laterais do campo (já que não é possível marcar o centro do campo e as duas laterais ao mesmo tempo).
O Fortaleza, por sua vez, costuma iniciar suas jogadas com um dos volantes (Caio Alexandre ou Zé Welison) se enfiando no meio dos zagueiros e liberando os laterais para subir ao ataque. Assim, um dos principais pontos de atenção pelo lado do Corinthians deve estar nos corredores. Se o Timão quiser solidez na defesa, vai precisar da ajuda dos pontas na marcação - nesse cenário, Romero se torna um forte candidato a iniciar entre os titulares.
Além disso, Mano tem preferência por marcar em zona, mas o pouco tempo de trabalho deve fazer com que o time ainda tenha alguns resquícios da marcação por encaixes individuais (o popular 'cada um pega o seu') de Vanderlei Luxemburgo. O segundo gol do São Paulo, marcado por Calleri, nasce justamente em um espaço gerado por Lucas Moura, que atrai seu marcador (Maycon) e libera o ataque para a subida de Alisson.
O Fortaleza, no entanto, também tem as suas vulnerabilidades, que podem ser aproveitadas pelo Corinthians caso Vojvoda não tome algumas providências. O principal ponto fraco está na reorganização da defesa, especialmente após a pressão na saída de bola (forma como o time gosta de defender).
Quando decide subir a marcação, o Leão costuma marcar por encaixes individuais. Além dos movimentos de 'engano' (atacar o espaço para atrair o marcador e depois arrastá-lo, como no lance de Lucas Moura), o Fortaleza deve se atentar com possíveis tabelas do Corinthians. Vale destacar que o pouco tempo de trabalho de Mano dificulta a execução desse tipo de jogada, que depende do entrosamento do elenco.
Com alternativas de ambas as partes, Fortaleza e Corinthians se enfrentam pela semifinal da Sul-Americana na terça-feira (3), às 21h30 (horário de Brasília) no Castelão. O jogo de ida terminou empatado por 1 a 1. Assim, quem vencer o jogo de volta se classifica para a decisão do torneio continental. Qualquer empate leva a decisão da vaga para a disputa de pênaltis.
+ Lance! Betting oferece cashback de 25% em apostas nas semifinais da Libertadores
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias