Ainda não foi em Portugal que Gabriel Medina conseguiu o tão sonhado bicampeonato mundial de surfe. Na disputa da décima etapa do circuito da WSL, na cidade portuguesa de Peniche, o atual líder do ranking mundial foi eliminado pelo conterrâneo Ítalo Ferreira na semifinal. Na final, Ítalo conseguiu derrotar o francês Joan Duru e venceu sua terceira etapa na temporada.
Medina liderava o duelo com Ítalo até os minutos finais da disputa, mas o surfista do Rio Grande do Norte conseguiu um belo aéreo que lhe rendeu a nota 9.30 e o colocou em vantagem na bateria. No fim, melhor para Ítalo, que terminou com o total de 16.47 (9.30+7.17) contra 14.73 (6.83+7.90) de Medina. Na outra semifinal, o francês Joan Duru derrotou o australiano Owen Wright.
Na final, Ítalo Ferreira dominou a bateria do início ao fim, somando 15.93 contra 10.77 de Joan Duru. Vitória do potiguar, que se manteve em quarto lugar no ranking mundial, o melhor desempenho em sua carreira no circuito.
Com os resultados da etapa, Medina se mantém na liderança, agora com 56,190 pontos. O australiano Julian Wilson e o brasileiro Filipe Toledo aparecem empatados com 51,450 na segunda e terceira colocação, respectivamente.
A próxima etapa será disputada em Pipeline, no Havaí, entre os dias 8 e 20 de dezembro.
Combinações para o título
Para conquistar o bicampeonato mundial sem depender de outros resultados, Medina precisa chegar pelo menos à final. Se o atual líder do ranking chegar na terceira posição, Julian Wilson e Filipe Toledo terão de conquistar a etapa para tirar o título mundial de Medina. Ficando entre a quinta e a 25ª posição, Medina possibilita a Filipinho e Wilson a conquista do Circuito Mundial da WSL em caso de chegada à decisão.