Gabriel Medina leva a Tríplice Coroa com o vice-campeonato no Havaí
Disputa soma três etapas no Havaí, sendo duas válidas pela divisão de acesso e uma na principal, em Pipeline. Essa foi a primeira vez que um brasileiro conquistou a honraria
Apesar de não ter conseguido conquistar o bicampeonato do Circuito Mundial de Surfe (WCT), o brasileiro Gabriel Medina não saiu de mãos vazias do Havaí e também levou para casa uma conquista simbólica.
Pela primeira vez um surfista do país faturou a Tríplice Coroa, título dado ao atleta que mais soma pontos nas três competições realizadas no Havaí entre novembro e dezembro.
- Era um dos meus objetivos, ganhar a Tríplice Coroa chegando no Havaí. Não poderia pedir algo melhor do que isso. Foi um ano difícil para mim, porque eu comecei muito. Eu tive a chance de conquistar o título mundial e sou grato por isso, por ter feito parte da corrida pelo título - disse Medina.
As duas primeiras, em Alii Beach e em Sunset Beach, fazem parte do calendário do WQS, a segunda divisão do surfe mundial. A terceira é exatamente a competição em Pipeline, que fecha a temporada do WCT (divisão de elite).
Medina foi semifinalista nas duas provas do WQS, e selou o título ao vencer Mick Fanning na semifinal no Pipe Masters. Caso o australiano ganhasse, ele ficaria com a Tríplice Coroa. O brasileiro foi derrotado na decisão da última etapa pelo campeão mundial da temporada, Adriano de Souza, o Mineirinho.