L! Espresso: Saúde mental tira Gabriel Medina da próxima onda

Esportistas de alto rendimento também estão sujeitos a abalos emocionais graves e que podem mudar o caminho das carreiras

imagem camera(Foto: KELLY CESTARI / WSL)
Avatar
Lance!
São Paulo (SP)
Dia 24/01/2022
23:17
Atualizado em 25/01/2022
07:00
Compartilhar

"Decisão mais difícil da minha vida". Gabriel Medina, tricampeão mundial de surfe, usou esta frase ao anunciar que decidiu ficar fora da abertura do circuito, a tradicional etapa de Pipeline, no Havaí. O atleta afirma que vai continuar seu tratamento psicológico enquanto também se recupera de leve lesão no quadril.

Apesar do título na temporada passada, 2021 foi um caos emocional para o surfista, que rompeu com familiares, entrou em conflito com o Comitê Olímpico do Brasil (COB) para poder levar sua companheira, Yasmin Brunet, aos Jogos Olímpicos, e ainda perdeu uma etapa no México por não ter, pelo menos até aquele momento, se vacinado.

No esporte, a saúde mental nunca esteve tão exposto quanto agora. Antes de Medina, a tenista japonesa Naomi Osaka e a ginasta americana Simone Biles, duas atletas fenomenais, também deixaram de competir alegando dificuldade para lidar com a pressão e também falta de estímulo para continuar.

O recado é evidente e não pode ser tratado como um tema menor: esportistas de alto rendimento também estão sujeitos a abalos emocionais graves e que podem mudar o caminho das carreiras.

Patrocínios, cobertura massiva da imprensa e exposição em redes sociais, fatores que os transformam também em celebridades, podem ser a brecha para a depressão, doença que atinge mais de 300 milhões de pessoas no mundo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Medina decidiu não surfar a próxima onda e, independentemente das polêmicas que ele próprio ajudou a criar, esta é a hora apenas de esticar a mão e oferecer ajuda.

O LANCE! Espresso é uma newsletter gratuita que chega de manhã ao seu e-mail, de segunda a sexta. A marca registrada do jornalismo do LANCE!, com análises de Fabio Chiorino e Rodrigo Borges. Clique aqui e inscreva-se.

Siga o Lance! no Google News