Você já imaginou ver Gabriel Medina com uma medalha de ouro olímpica? Ou quem sabe um pódio da Olimpíada formado por Kelly Slater, Mick Fanning e Adriano de Souza? Bom, isso é um sonho posível. Em agosto desse ano, o Comitê Olímpico Internacional irá votar a proposta dos organizadores dos Jogos de Tóquio (JAP), em 2020, para incluir o surfe no programa do evento. Se dependesse dos brasileiros, a proposta está mais do que aprovada.
Em conversa com o LANCE!, os principais competidores do país no Circuito Mundial de surfe (WCT) se mostraram felizes com a ideia e, inclusive, afirmaram sonhar com a chance de representar o Brasil em uma Olimpíada.
Para tornar o sonho real, os japoneses já estão analisando as possibilidades para tornar uma competição de surfe possível no curto espaço da programação olímpica. O principal projeto seria a construção de uma piscina artificial de ondas.
Confira abaixo as opiniões dos brasileiros sobre a possibilidade:
"Adoraria representar o meu país e poder trazer uma medalha. Os Jogos Olímpicos são um dos maiores eventos esportivos do mundo. Todos gostariam de participar pelo menos uma vez deles" - Adriano de Souza.
"Seria bom ver isso acontecer, mas acho que precisa haver mais comprometimento por parte de todos. O surfe ainda precisa evoluir em alguns pontos, mas estamos no caminho certo" - Filipe Toledo.
"Todo o atleta profissional sonha em representar seu país em um evento olímpico, e essa seria mais uma realização: ver meu esporte na maior festa competitiva do mundo" - Wiggolly Dantas.
"Seria sensacional, porque o surfe vem crescendo a cada dia e merece muito fazer parte da Olimpíada. Vamos torcer para isto" - Alex Ribeiro.
"Eu prefiro ficar focado no que nós temos hoje, já que isso ainda é uma hipótese" - Ítalo Ferreira.
"Seria muito especial, acho que estamos perto. Gostaria muito de ver meu esporte no maior evento esportivo do mundo" - Alejo Muniz.
"Confesso que seria bem legal poder participar de uma Olimpíada, mas meu foco está no Mundial" - Caio Ibelli.