Dia de zebras! Líder e terceiro do ranking são eliminados na Joaquina
- Matéria
- Mais Notícias
O segundo dia da terceira etapa do Oi SuperSurf de Florianópolis foi marcado por zebras. Flavio Nakagima (SP) e Hizunomê Bettero (SP), líder e terceiro colocado, respectivamente, do ranking nacional, foram eliminados logo em suas primeiras baterias. Foram as primeiras grandes surpresas da etapa que tem as ondas da praia da Joaquina, a "Velha Joaca", como palco.
Hizunomê Bettero caiu na água primeiro, sendo o destaque da bateria que abriu o terceiro round. A disputa foi muito equilibrada, terminando com vitória de Gabriel Farias (PE), com 15.36 de pontuação. O segundo colocado e outro a avançar foi Raoni Monteiro (RJ), o vencedor da primeira bateria do Oi SuperSurf de Floripa, ainda na manhã da última quarta. Ele somou 12.46 de pontuação. Maxsswell Ribeiro (SP) foi o terceiro, com 12.37, levando 960 para o ranking graças ao 65º lugar. Hizunomê foi o quarto, com 11.50. Ele somou 512 pontos e ficou em 81º nesta etapa.
Já Nakagima foi eliminado com direito a polêmica. O ainda líder do ranking surfou quatro ondas, tendo 5.50 como melhor nota. Ele estava em terceiro na bateria, mas fechou em quarto após Lysandro Leandro (ES) conseguir uma média melhor após a nota da sétima e última onda surfada. Gabriel Farias, em nova vitória de bateria, e Caue Wood (SC) avançaram com 14.20 e 13,73, respectivamente. Lysandro terminou em terceiro com 10.67. Nakagima, por sua vez, encerrou sua precoce participação na etapa da Joaquina com 9.83.
Após deixar o mar, Nakagima, já no palanque, questionou o fato de a duração da bateria, anunciada para 25 minutos, ter sido modificada para 20. Ele garantiu não ter ouvido tal informação. A sua estratégia era utilizar os minutos finais para buscar as melhores ondas. Ele formalizou um protesto por conta do fato. Pelo fato de a sua bateria ter sido a primeira do quarto round, Nakagima somou 1.440 pontos no ranking, terminando sua participação com o 49º lugar.
Sem Nakagima e Hizunomê, quem celebra é o cearense Charlie Brown, que venceu a sua bateria nesta quinta, em sua primeira aparição na etapa. Como é o quarto colocado do ranking e o vice-líder Tomas Hermes sequer participou desta edição pelo fato de ter sido convidado para a etapa do WCT de Trestles, nos Estados Unidos, ele, agora, só depende de si para vencer a etapa e assumir a liderança do ranking. Hermes, por sua vez, foi eliminado por Gabriel Medina nesta quinta.
Outros oito surfistas que estão na disputa pela vitória na Joaquina seguem com chances de conquistar o título brasileiro, pelo fato de todas as etapas do SuperSurf, a principal competição do calendário nacional, garantirem 6.000 pontos ao campeão. São eles: Jihad Kodhr (PR), Thiago Camarão (SP), Marco Fernandez (BA), Krystian Kymerson (ES), Alanderson Martins (BA), Messias Félix (CE) e Ian Gouveia (PE). Destes, Jihad, Thiago Guimarães, Marco, Alanderson e Messias ainda não entraram no mar da Joaquina para competir.
O Oi SuperSurf 2015 será encerrado entre os dias 7 e 11 de outubro na Praia de Itaúna, em Saquarema, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.
* O repórter viaja a convite da organização da terceira edição do Oi SuperSurf.
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias