Com uma virada incrível, o espanhol Carlos Alcaraz atingiu, na noite deste sábado, a decisão do Rio Open, maior torneio da América do Sul, disputado no saibro do Jockey Club do Rio de Janeiro. Alcaraz passou pelo qualifier chileno Nicolas Jarry, 139º colocado, por 2 sets a 1 com parciais de 6/7 (7/2), 7/5 e 6/0 após 2h41min de duração na lotada quadra central.
O jogo foi duríssimo. Jarry, que havia batido o terceiro favorito Lorenzo Musetti na primeira rodada e o sexto cabeça de chave, o argentino Sebastian Baez, nas quartas, abriu 3 a 0 dominando com o saque e a direita. Sacou para a vitória em 5 a 3, mas Carlitos lutou, devolveu a desvantagem e igualou. No tie-break o chileno começou bem agressivo, abriu vantagem e a confiança falou mais alto.
No segundo set, o chileno teve chances de sair quebrando com os primeiros games bem brigados, mas o campeão do US Open se safou. Após games confirmados, ele conseguiu um grande game salvando smash do rival e quebrou com erro não-forçado de Jarry. A vitória por 7/5 fez o espanhol incendiar o público na quadra Guga Kuerten e ele ganhou confiança.
Começou o terceiro set com outro grande game para quebrar e abrir 3 a 0 e daí a confiança do chileno baixou, os erros apareceram e o saque não fez mais a diferença. Alcaraz aplicou um pneu.
Esta é a nona vitória de Alcaraz no torneio carioca, onde tentará se tornar o primeiro bicampeão da história. É também sua oitava vitória seguida e oitava do ano em que começou semana passada em Buenos Aires, onde foi campeão.
Ele tenta o troféu contra o britânico Cameron Norrie, 13º e segundo favorito que precisou de três sets para bater o espanhol Bernabe Zapata.
Os dois se enfrentaram semana passada na final com triunfo de Carlitos por 6/3 7/5.