Em uma verdadeira batalha de alto nível, Carlos Alcaraz, número dois do mundo, virou duelo contra Fabio Fognini, ex-top 10 e atual 86º colocado, para se garantir nas quartas de final do Rio Open, maior torneio da América do Sul.
Alcaraz, atual campeão do torneio, marcou 6/7 (7/5) 6/2 6/4 após 2h47min de duração na quadra central Guga Kuerten.
O espanhol, que luta para empatar no topo do ranking com Novak Djokovic - precisa vencer o torneio -, começou na frente com 3 a 0, tomou uma quebra, tornou a quebrar, mas viu Fognini reagir e empatar. Fabio virou para 5 a 4, sacou para a vitória, só que Carlitos devolveu a desvantagem. O duelo foi ao tie-break, Alcaraz abriu 4 a 2, mas o italiano foi guerreiro e fechou.
Só que pesou o físico. Ele precisou colocar uma bota com atadura no tornozelo para proteção. Começou mais capenga o segundo set e sendo dominado pelo espanhol que abriu duas quebras e fechou com facilidade.
No terceiro, o campeão do US Open abriu 3 a 0 com duas quebras, Fognini reagiu, encostou no placar, pressionou no oitavo game, mas Alcaraz confirmou e fechou na sequência em um alto nível de tênis.
Alcaraz, de 19 anos, emplaca sua sexta vitória seguida e encara o sérvio Laslo Djere, campeão de 2019 e atual 57º colocado, ou o também sérvio Dusan Lajovic, 80º. O espanhol enfrentou e derrotou os dois semana passada em Buenos Aires, na Argentina. Já são sete vitórias em sete jogos do jovem espanhol no Jockey Club.